A “Odisseia Nacional” do Teatro D. Maria II passa por S. João da Madeira para se associar às comemorações do 10.º aniversário da Casa da Criatividade, através da formação de agentes artísticos, realização de atividades com a comunidade sanjoanense e apresentação de peça de teatro.
Para esta sexta-feira, 9 de junho, pelas 21h30, está programada a peça de teatro “Pérola sem Rapariga”, de Zia Soares, com texto de Djaimilia Pereira de Almeida.. O ponto de partida é uma leitura livre de “Voyage of the Sable Venus and Other Poems”, da americana Robin Coste Lewis, que indaga o lugar do corpo feminino negro na História da Arte Ocidental.
A 12 de junho, data em que a Casa da Criatividade faz 10 anos, haverá um concerto de Jorge Palma, entretanto já esgotado, que culminará um dia repleto de atividades comemorativas gratuitas, entre as quais a Inauguração da instalação “Noiserv nas tuas mãos”, pelas 11h00 com a presença do artista (o músico David Santos) e realização de visitas orientadas e oficinas criativas para diferentes públicos, oferta que se manterá até 17 de junho.
A Casa da Criatividade é um grande equipamento das artes do espetáculo na Área Metropolitana do Porto. Num projeto do arquiteto Filipe Oliveira Dias, foi criada no edifício do antigo Cine-Teatro Imperador, com respeito pelas características exteriores desse imóvel emblemático da cidade de S. João da Madeira.
Com particularidades únicas em Portugal, a Casa da Criatividade permite a adoção de várias disposições nas áreas de palco e de plateia, onde são apresentados espetáculos nas áreas do teatro, dança e música.