“A inteligência artificial vai marcar a edição deste ano”, introduziu António Costa Valente, diretor do cineclube de Avanca, na apresentação do 27.º AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, esta tarde, em conferência de imprensa transmitida a partir do cineteatro de Estarreja. O histórico festival de cinema – nas palavras de Diamantino Sabina, presidente da câmara, “o certame mais internacional do concelho de Estarreja” – arranca já no próximo dia 21 de julho, sendo que as competições internacionais decorrem entre os dias 26 e 30.
Procurando “estar próximo das inovações que a tecnologia vai dando ao cinema e a forma como o vai transformando”, este ano, a organização aposta na inteligência artificial como temática em destaque. Da redação dos textos da organização aos workshops – um deles, por exemplo, sobre a construção de storyboards com recurso a IA –, passando pela seleção dos filmes a concurso – boa parte deles recorre a ferramentas de IA ao nível do som ou da imagem – ou pelo lançamento do novo número da revista International Journal of Cinema, o encontro do cinema e a produção cinematográfica com a inteligência artificial vai ser tema transversal a todo o festival. “ construir um espaço de debate. Vamos ter alguns críticos e um realizador, numa das noites, a olhar para a inteligência artificial, falar sobre ela, perceber os seus limites (se é que os tem) e, sobretudo, percebermos qual a sua dinâmica de futuro” no que ao cinema diz respeito, avança Costa Valente.
Mas a 27.ª edição do AVANCA não fica por aqui: “Cineconcertos”, “o papel das criptomoedas na curadoria” e “cinematografia em 360 graus” são outros dos assuntos de relevo no evento de 2023, ano em que o cineclube de Avanca está a comemorar o facto de ter “ultrapassado a barreira dos 500 prémios” atribuídos em todo o mundo às suas produções ou co-produções.
O AVANCA Film Festival tem lugar no cine-teatro de Estarreja – onde será exibida a longa-metragem argelina que vencedora da edição anterior do certame –, no auditório paroquial de Avanca, no Apeadeiro de Canelas – local onde, além da exibição de cinema, estará patente uma exposição de fotografia da artista plástica Angela C. –, bem como em outros espaços no concelho.
.
Estarreja quer ser “Cidade Criativa do Cinema”
Ainda no contexto da apresentação da 27.ª edição do AVANCA Film Festival, Isabel Simões Pinto, vereadora da câmara de Estarreja – este ano, a autarquia assume um apoio ao festival na ordem dos 25 mil euros –, sublinhou a importância de o festival estar presente em todo o território, frisando a ambição do município vir a afirmar-se como “Cidade Criativa do Cinema”.
“Queremos, em conjunto com o cineclube, fazer caminho no sentido de, em 2025, podermos apresentar uma candidatura à rede de cidades criativas da UNESCO na área do cinema”, disse a vereadora. “Temos tudo o que é necessário. Só precisamos de trilhar caminho com a Filme Comission do Centro, que também já está engajada neste processo, com o Turismo do Centro e com outros parceiros que possam vir a juntar-se”. Uma forma de valorizar a dimensão criativa e a capacitação da comunidade que o festival de cinema de Avanca tem proporcionado, bem como de alavancar outras questões, como é o caso da sede do cineclube, “ponto essencial para impulsionar ainda mais a criação fílmica no nosso território”, na opinião de Isabel Pinto.