AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aveiro Tech Week acontece de 2 a 8 de outubro e conta com algumas novidades

Sociedade

A 4.ª edição da Aveiro Tech Week, promovida pela câmara municipal, acontece de 2 a 8 de outubro. Constituída por dois grandes eventos – Techdays e Prisma/Art Light Tech, a Aveiro Tech Week propõe um riquíssimo programa de iniciativas abertas à cidade e à comunidade e que desafiam o público a conhecer o que tem sido realizado na área da transição digital da cidade e a razão pela qual Aveiro se posiciona cada vez mais como o epicentro da rota cultural e tecnológica, ao mesmo tempo que convida esse mesmo público a vivenciar experiências únicas e inesquecíveis que apenas a fusão entre a arte, a cultura e a tecnologia podem proporcionar

A sessão oficial de abertura da Aveiro Tech Week está agendada para dia 2, às 12h00, no Teatro Aveirense que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do diretor de Estratégia de Inovação e Digital da Altice Labs, Paulo Firmeza, do presidente Executivo da Inova-ria, Rui Lopes e ainda, para o encerramento da sessão, do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Cinema Insuflável e exposições

O cinema insuflável é uma das novidades desta edição e consiste numa sala de cinema itinerante para crianças que pretende promover a arte cinematográfica e as curtas-metragens como ferramenta tecnológica para uma educação inclusiva e participativa.

Entre os dias 5 a 7 de outubro, no Largo do Mercado Manuel Firmino, crianças, jovens e famílias terão acesso, ao longo do dia, a este tipo de ferramentas pedagógicas e tecnológicas que atuam como facilitadores e libertadores para a imaginação.

O evento apresenta ainda, no centro urbano da cidade, uma área expositiva que dará visibilidade a diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo, de forma clara e inequívoca, a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A Praça da República e o Largo do Mercado Manuel Firmino são os espaços públicos eleitos para demonstrar ao vivo os projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que apresentam soluções inovadoras em áreas como a gestão de infraestruturas desportivas (Craftable Software), Livro de Obra Digital (IMDigital), realidade aumentada para apoio a cidadãos invisuais com recurso a dados do Aveiro Tech City Living Lab (3Finery) e inteligência artificial na deteção automática de incidentes e analítica de mobilidade urbana (DeepNeuronic).

Serão ainda apresentadas inovações tecnológicas de parceiros, como é o caso das soluções alojadas no Digital Nervous System Testbedda Ubiwhere ou a demonstração de travagem automática de um veículo com base em aproximação ao perigo, detetada pela rede de sensores do Aveiro Tech City Living Lab e cuja tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações.

PRISMA/Art Light Tech volta a iluminar Aveiro

Com data marcada para 4 a 7 de outubro, o PRISMA /Art Light Tech 2023 é dedicado à relação da humanidade com a natureza e tem por título ‘No Problemo’, uma expressão irónica vista ultimamente em peças de vestuário e muito popular nos anos 90 devido a um filme onde um ciborgue surgia do futuro para salvar a humanidade (de si própria).

Acima de tudo, podemos afirmar que ‘no problemo’ é a expressão que melhor traduz a atitude do ser humano perante o meio ambiente, ignorando os sinais que mostram estar-se no caminho da catástrofe devido à excessiva exploração dos recursos naturais e ao uso de fontes de energia poluentes. No fundo, tem-se considerado o mundo “sempre às ordens” para satisfazer as nossas necessidades.

Neste contexto, poder-se-á lembrar os muitos artistas que têm assumido um papel mais ativo, alertando para os perigos de uma atitude negligente perante a natureza. Esta edição do PRISMA dá nota disso, reunindo um conjunto de criadores que, através da junção de arte e tecnologia, se dedicam a celebrar a beleza natural do nosso planeta. Cada um à sua maneira, mostram como é possível pensar num equilíbrio entre os elementos dessa complexa equação a que chamamos vida.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.