Vai ser um quadrimestre especial, desde logo porque o grupo vai andar espalhado por vários pontos da cidade. Com as suas instalações em obras, o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) vai apresentar-se em espaços como o Teatro Aveirense, Mercado Negro, Taberna do Rockabilio, Café Amizade e VIC, entre outros. O grupo apenas voltará ao seu espaço habitual em finais de novembro, com o evento Supernova.
Para além dos muitos lugares que vão acolher a atividade cultural do grupo, haverá o relançamento do projecto Heras, desta feita com a parceria da Universidade de Aveiro e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que levará artistas a casa de estudantes a residirem no concelho de Aveiro.
Os artistas chegarão a Aveiro um pouco de todo o lado: Marrocos e Tunísia (através do colectivo francês Aita Mon Amour), Itália (com Paolo Angeli), Alemanha (com Julius Gabriel) e o Brasil, com o Brasileiro Leo Middea, já radicado em Portugal desde 2017.
Na área do teatro, tempo para a criação de um espetáculo da autoria do ilhavense David Calão, com o apoio do aveirense Nuno dos Reis e a interpretação do portuense António Afonso Parra. O Curso de Formação Teatral voltará com algumas caras conhecidas e algumas novas, a serem anunciados durante as próximas semanas.
Já na dança, o grupo vai acolher a recriação de dois espectáculos de Paulo Ribeiro “Encantados de Servi-lo & Comédia Off”, e na área do cruzamento multidisciplinar haverá lugar à performance de Inês Carincur, num espectáculo subaquático que dará que falar: Echoes from a liquid memory.
Voltam também os festivais Supernova e Aveiroshima. Supernova trará ao GrETUA alguns nomes conhecidos “Conferência Inferno” e “MAQUINA” e os estreantes em Aveiro “Cobrafuma”. O Aveiroshima, agendado para dia 22 de dezembro, anunciará o lineup mais tarde, prometendo o que sempre promete: cacofonia, copos e catarse, não necessariamente por essa ordem.
Pelo meio, o experimentalismo que foge mais do jazz do que se apoia nele, chegará através dos percussionistas Pedro Melo Alves e João Pais Filipe, que abrirão as portas de uma noite que o duo aveirense Palestra Purgatório promete tornar mais longa.
Serão quatro meses que o grupo desenhou através do verso “Se o GrETUA faz falta, imagina a falta que tu fazes”. Mais informações em https://www.facebook.com/GrETUA.oficial.