A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai celebrar o seu 23.º aniversário, com uma programação especial que vai decorrer ao longo deste mês de outubro. Uma exposição, o lançamento de um livro, espetáculos de teatro e música e sessões de promoção do livro e da leitura marcam a celebração, promovida pela Câmara Municipal.
Neste âmbito, e até 28 de outubro, a biblioteca localizada em Oliveira do Bairro acolhe a exposição conjunta “Autores da Região de Aveiro”. Esta mostra itinerante apresenta um autor representativo de cada município da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dando a conhecer a importância da escrita e retratando a riqueza da diversidade cultural e do mosaico social, interligada na história e no espaço intermunicipal. Em paralelo, a equipa da Biblioteca Municipal preparou uma mostra bibliográfica dos onze autores escolhidos, que também pode ser visitada.
A promoção do livro e da leitura, para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, vai contar com três sessões do projeto Contar-te, nos dias 10, 11 e 12, às 10h30, no Polo de Leitura de Oiã.
Também dirigido ao público infantil é o espetáculo de teatro e música ao vivo “Trago Música nos meus bolsos”, que se estreia na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro nos dias 13 e 14 (sábado), com sessões às 10h30.
De referir que a participação nestas duas atividades (Contar-te e “Trago Música nos meus bolsos”) são gratuitas, estando também abertas a grupos de crianças de escolas e instituições, carecendo de inscrição prévia até ao dia anterior da sua realização, através dos contactos bmolb@cm-olb.pt ou 234 732 117.
Ainda para dia 14, precisamente o dia em que a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro festeja o seu 23.º aniversário, está programado o lançamento do livro “A salto: coragem de fugir ao absurdo”, do escritor oianense Álvaro Góis (pseudónimo). O evento está marcado para as 16h00.
Sobre a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro
Foi em outubro de 2000, que a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro ganhou vida, entre as paredes de um magnífico edifício que aproveitou a histórica fachada principal do que outrora foi o celeiro dos Duques de Lafões, adquirido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro em meados do século XIX para ser a sede dos Paços do Concelho até à entrada em funcionamento da nova sede da autarquia, em 1996.
Desde então, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro tendo vindo a desempenhar um papel fundamental na difusão da cultura no concelho.
É um espaço vivo e dinâmico de encontro com o livro e a leitura, um serviço público que disponibiliza o acesso à informação e ao conhecimento, promovendo um leque variado de recursos e serviços, de modo a satisfazer as necessidades dos munícipes, no domínio da educação formal e informal, da informação, da recreação e do lazer, contribuindo assim, para a dinamização cultural e a melhoria da qualidade de vida no concelho.
Detentora de um vasto acervo documental e com um espaço moderno e acolhedor, do qual fazem parte uma sala polivalente e uma sala de exposições, este equipamento cultural coloca ao dispor dos seus visitantes os serviços de empréstimo domiciliário, Livraria Municipal, leitura de presença/consulta local e acesso a computadores e internet, para além de apoio e orientação bibliográfica, reprografia e sessões de promoção do livro e da leitura para crianças e seniores, entre outros.