A partir desta quarta-feira e até sábado, os espaços icónicos da cidade de Aveiro ganharão vida e brilho com o PRISMA/Art Light Tech, festival que alia arte e tecnologia em diálogo com o património da cidade. O início dá-se no interior de edifícios históricos e nos dias 6 e 7 abre-se ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.
Integrada na Aveiro Tech Week, evento de acesso livre organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, que decorre até domingo, este festival concentrará em Aveiro vários artistas de renome internacional.
A edição de 2023 do PRISMA / Art Light Tech é dedicada à beleza natural do planeta Terra, procurando chamar a atenção para os perigos de uma atitude negligente perante a natureza.
Na primeira etapa do evento, em espaços fechados, um dos destaques é a instalação “Flux”, obra cinética que conta a história de um curso de água desaparecido. Composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo, esta instalação poderá ser visitada no Teatro Aveirense.
No Museu da Cidade estará patente a instalação “Echinoidea Future - Adriatic Sensing”, que explora os fatores de stress da pegada humana local e global, demonstrando a resiliência das espécies aquáticas, com enfoque no meio ambiente do ouriço-do-mar. No mesmo museu, a obra “Aquateque” é uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio alemão Ruhr.
A instalação interativa “Akousmaflore”, no Museu de Arte Nova, também se destaca na programação. Trata-se de um jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos, numa mistura de realidade com imaginação. O Museu de Arte Nova recebe ainda a instalação interativa “Brave New World”.
A partir de sexta-feira, dia 6, os principais espaços públicos ao ar livre da cidade serão preenchidos de luz e cor. A obra de arte audiovisual “The Seat of Illusions” irá jogar com a ilusão de ótica no Cais da Fonte Nova e, mesmo ao lado, no Jardim da Fonte Nova, será exibido o jogo interativo “Wood Wide Web”. No Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima poderá ser visitada a escultura “Masha”, criada em resposta à invasão da Ucrânia, e a instalação “Ohmega”, animada por DJ’s, irá iluminar o Jardim do Mercado Manuel Firmino.
Criaturas das profundezas do oceano serão avistadas no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro com o “Deep Waters”, espetáculo de lasermapping que combina na perfeição a arquitetura e a superfície da água.
Já a Praça da República será transformada num mundo de criação imersiva, dando palco a um torneio em que irão participar os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping, iniciativa de capacitação para criadores de várias áreas, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense. O PRISMA levará também ao edifício do Palácio da Justiça profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz na competição “Light Designers Contest”.
Pelo Edifício da Antiga Capitania de Aveiro passará ainda a oficina criativa “Animal Masks” e a tecnologia simples do artista húngaro Visual Fenyszóró irá conferir novas dimensões às fachadas de diversos edifícios de Aveiro.
Para além do PRISMA / Art Light Tech, a Aveiro Tech Week integra ainda os eventos Tech Days, que decorrem de 2 a 8 de outubro. Durante o evento, serão desenvolvidas várias atividades, como tech sessions, área de gaming, cinema insuflável e workshops.