É um nome incontornável da história do fado – foi, diversas vezes, distinguida como “melhor fadista” – e completou mais de 60 anos a cantar. Ada de Castro, nome artístico de Ada Antunes Pereira, vai ser homenageada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro com uma exposição que tem inauguração marcada para este sábado, 14 de outubro, pelas 15h00.
A mostra “Ada de Castro – Se Deus me deu voz foi para cantar” irá estar patente na Sala de exposições Hélène de Beauvoir Biblioteca da Universidade de Aveiro até 15 de novembro.
Organizada pela área de Museu e Arquivo dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM-UA) com a curadoria de Maria Espírito Santo e Nery Borges, esta exposição exibe a coleção artística e pessoal de Ada de Castro que foi generosamente doada à UA pela própria em julho de 2021. Nesta exposição também estará evidenciada a enorme relação que a mesma mantinha com os compositores Frederico e Elvira de Freitas e a poetisa e escritora Fernanda de Castro.
Na inauguração, será possível usufruir de um momento musical com temas da artista.