O Ovar Expande regressa à Escola de Artes e Ofícios já esta semana, mais concretamente nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Já há poucos bilhetes disponíveis, segundo a organização - quem ainda não tem ingressos, tem, agora, a última oportunidade para assistir a estes oito concertos imperdíveis. Com a perspetiva de três casas cheias, há ainda novidades por revelar. Aos concertos e às oficinas junta-se “A Conversa Expande”, sete encontros informais sobre música e outros espaços criativos, artes e ofícios e, também, sobre os desafios da cultura, em que, sem barreiras, artistas e público se sentam para debater.\
Concertos num espaço criativo único e diferenciador em que se respira arte de uma forma muito especial é o convite da Câmara Municipal de Ovar que volta a apostar num cartaz aliciante com argumentos fortes. De facto, o Ovar Expande é já uma referência nacional, como aliás demonstra a boa adesão do público. Nascido em plena pandemia, ano após ano, a iniciativa tem conseguido consolidar-se e tem já público conquistado, ao mesmo tempo que tem tido a capacidade de alcançar novos públicos. A verdade é que, quem vem a primeira vez, dificilmente, consegue não regressar e, muitas vezes, assume, inclusive, o papel de “expandir” esta iniciativa pela sua rede de contactos.
Bonifácio e Tó Trips na primeira noite
O Ovar Expande arranca a 19 de outubro, quinta-feira, às 21h30, com Bonifácio. Segue-se, às 22h30, Tó Trips. A 20 de outubro, sexta-feira, às 21h30, Sean Riley sobe ao palco, numa noite que conta, ainda, com Evaya, às 22h30 e Ana Lua Caiano às 23h30. Já no sábado, 21 de outubro, a noite começa com S. Pedro, às 21h30. Uma hora depois, é a vez de Lika. O encerramento do Ovar Expande está a cargo de Best Youth, às 23h30.
Para desconstruir o panorama musical e aproximar o público dos artistas e das práticas culturais, o Ovar Expande lança a “Conversa Expande”. Uma oportunidade para, na primeira pessoa, falar com artistas e programadores. As conversas podem ser assistidas ao vivo ou nas redes sociais do @ovarcultura. Posteriormente, em jeito de podcast, os episódios vão estar ainda disponíveis no Youtube.
Das conversas, destaque para a apresentação do livro “Ínfimas Coisas” com Tó Trips e moderada por Joaquim Margarido, no dia 19 de outubro, às 18h00, no Bar do CAO. Outro dos momentos altos será o episódio que irá junta Afonso Rodrigues (Sean Riley), Beatriz Bronze (Evaya) e Ana Lua Caiano, numa conversa sobre fotografia, marcada para o Bar do CAO, às 18h30, no dia 20 de outubro. Sobre “Programação Cultural em Rede” há também uma conversa em agenda, é no dia 21 de outubro, às 17h00, na Escola de Artes e Ofícios. Moderada por Licínio Pimenta, chefe da Divisão da Cultura, na Câmara Municipal de Ovar, contará com o testemunho de alguns programadores do distrito, numa altura em que Aveiro se prepara para ser a Capital Portuguesa da Cultura.
Porque na Escola de Artes e Ofícios haverá sempre algo a acontecer, convidando os participantes a circularem pelo espaço e a fazer parte dele, entre os concertos, há ainda as conversas com Bonifácio, dia 19 de outubro, às 23h30 e com Lika, Best Youth e S. Pedro, no dia 21 de outubro, às 15h00, 22h00 e 00h00, respetivamente.