A edição de 2024 projeta o município de Aveiro na dimensão nacional e internacional, promovendo a criatividade e a participação ativa do setor cultural e artístico, tendo duas novidades principais nesta sua edição: a periodicidade passa a ser bienal e integra mais um escalão etário para pessoas com 65 ou mais anos, numa aposta na criatividade e no espírito jovem dos mais velhos.
As Normas do Concurso Aveiro Jovem Criador 2024, disponível para consulta no site da Câmara Municipal de Aveiro, preveem a atribuição de prémios financeiros no valor global de 20.500 euros, dando, assim, continuidade a uma importante iniciativa potenciadora da criatividade em diferentes áreas artísticas, nomeadamente a arte digital, audiovisual, escrita, fotografia, ilustração, música e pintura.
Nesta sua 22ª edição, o Concurso Aveiro Jovem Criador abrange novos destinatários, os maiores de 65, numa estratégia assumida de valorização e estímulo à participação dos cidadãos que se integram nesta faixa etária, e que se mantêm jovens, ativos e criativos. Assim, a presente edição destina-se a jovens dos 12 aos 35 anos e aos maiores de 65, naturais e/ou residentes em Portugal, estando definidas três categorias de participação: A para jovens dos 12 aos 17 anos; B para jovens dos 18 aos 35 anos; e C para maiores de 65 anos.
Nas duas primeiras categorias estão abrangidas as áreas de arte digital, audiovisual, escrita [conto], fotografia, ilustração, música e pintura. Na categoria C contam-se a escrita [conto], fotografia e pintura.
De março a abril de 2024 serão apresentados, em exposição coletiva no Museu de Aveiro/Santa Joana, os melhores trabalhos e serão divulgados os vencedores das três categorias.
Os vencedores da categoria A receberão um prémio monetário no valor de 500 euros; os da categoria B no valor de 2.000 euros; e na categoria C o prémio é de 1.000 euros. Para além do valor monetário, os vencedores poderão participar em residências artísticas.