Com o novo ano, também uma nova programação se avizinha, para continuar a manter o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) na fila da frente quanto à oferta cultural. São quase três dezenas de propostas que a casa de espetáculos e das artes tem para oferecer até março de 2024.
O ciclo “Concertos Íntimos” é anualmente composto por três grandes concertos nos meses de janeiro, março e maio, nas suas versões mais intimistas e próximas do público, e esta 18.ª não é exceção, com concertos marcantes pelos projetos que aguçam os diferentes apetites musicais: The Gift, com o polifónico Coral (13 de janeiro), Buba Espinho e Bandidos do Cante, a nova geração que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano (23 de março), e Salvador Sobral que apresenta o seu novo disco Timbre, numa carreira meteórica que já extravasou fronteiras (25 de maio). O passe geral para os três concertos tem um valor muito convidativo (30 euros).
Há “outras músicas” a abrir o palco do CTE em 2024. O Concerto de Ano Novo pela Banda Bingre Canelense (6 de janeiro); as tradicionais Trupes de Reis, com a presença de 9 grupos locais, que num olhar à modernidade, se juntam no mesmo palco sob a direção de Daniel Pereira Cristo, ocupam a tarde de domingo do dia 7 de janeiro e com entradas livres; e, a fechar janeiro no dia 27, o Concerto Comemorativo do 19.º Aniversário da Cidade de Estarreja, com o canelense Sandro Andrade como convidado da Orquestra Filarmonia das Beiras. Uma tríade de concertos que evidencia a aposta nos agentes locais e no talento originário do concelho de Estarreja. Em março (dia 16), a Banda da Armada atua num concerto comemorativo do 100º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.
Numa consolidada parceria com a associação D’Orfeu, o circuito português de música ao vivo Outonalidades fecha a oferta musical do trimestre: IN.DIA (25 de janeiro), Rainhas do AutoEngano (22 de fevereiro), e Rita Dias (14 de março) irão atuar no Café Concerto do CTE.