A 14.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é inaugurada este sábado, pelas 17h00, no Museu de Aveiro/Santa Joana. A cerimónia integra o momento da entrega dos prémios aos vencedores do concurso internacional, seguindo-se a visita à exposição principal e aos diferentes locais onde se realizam as outras exposições.
Recorde-se que esta edição da Bienal assinala o seu 30.º aniversário e conta a partir deste ano com o apoio institucional da Academia Internacional de Cerâmica, um reconhecimento que confirma o estatuto de uma das bienais de cerâmica de referência mundial e que decorrerá até 30 de novembro nos Museus de Aveiro.
Durante um mês será possível assistir a várias iniciativas na cidade: exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências, debates e visitas guiadas.
O júri, presidido pelo norueguês Torbjørn Kvasbø (um dos maiores e mais premiados artistas internacionais na área da cerâmica artística e presidente da Academia Internacional de Cerâmica, com sede em Genève (Suíça) e associada à UNESCO), selecionou 83 obras, num universo de 245 candidaturas apresentadas.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro constitui uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, contribuindo para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica.
O programa completo pode ser consultado no website da câmara municipal de Aveiro.