Em vésperas de mais um fim de semana (este até é prolongado), deixo-lhe o cartaz do costume, com propostas em vários pontos da região.
Começando na cidade Aveiro, onde, este sábado, é inaugurada a Bienal de Cerâmica Artística. Durante um mês será possível assistir a várias iniciativas na cidade: exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências, debates e visitas guiadas.
A agenda dos Festivais de Outono, promovidos pela Universidade de Aveiro, continua a merecer uma atenção especial. Tanto mais porque este fim de semana acontece o primeiro dos dois concertos que Mário Laginha dará (acontece no domingo, pelas 21h30, em Águeda). Antes disso, os Festivais de Outono brindam-nos com o concerto da Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, na Sé de Aveiro, e o concerto “Cantos do Fogo e do Gelo”, pelo Bando de Surunyo, em Águeda e Aveiro.
Noutros palcos e também com outros registos, surgem propostas como a do Avenida Café-Concerto. Esta quinta-feira, há concerto da Banda Polk, banda de Aveiro com 16 anos de existência, que colhe na música folk, celta e tradicional irlandesa as suas principais influências. Na noite de 1 de novembro, o palco será tomado pelos Loosense e, no domingo, há uma edição especial de Samba na Ria.
Explorando o espetro do panorama musical contracorrente, underground e alternativo, a 9ª edição do Aveiroshima acontece já esta quinta-feira, dia 31 de outubro, e traz ao palco do GrETUA as performances do trio punk lisboeta 3I3O, o metalcore dos aveirenses Motim, a eletrónica pop recheada de sintetizadores dos Conferência Inferno e o live set do finlandês Zentex. Os concertos começam pelas 22 horas.
No âmbito do OuTonalidades – circuito português de música ao vivo, o Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, vai retumbar com os sons africanos de Arsene Duevi na noite de 31 de outubro. O café-concerto tem início às 22h00 e a entrada é livre.
Referência também para a Milha, festa dos músicos e da música de Ílhavo, acontece durante quatro dias, de 31 de outubro a 3 de novembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré. Duas dezenas de espetáculos, organizados pelo 23 Milhas, partem ou direcionam-se para a “palavra”.
No Cineteatro de Anadia, o mês de novembro começa com um concerto para bebés, dia 3, “Crassh Babies 2.0” com uma duração de 45 minutos, estando previstas duas sessões às 10h15 e 11h15. A entrada é gratuita para bebés e dois acompanhantes que estarão em palco, para o restante público a entrada é paga.
Em Águeda, além da proposta dos Festivais de Outono, também há concerto de Rodrigo Leão no Auditório do Centro de Artes de Águeda, no sábado, pelas 21h30.
Seja qual for a sua escolha, espero que se divirta. E não se esqueça que esta quinta-feira à noite as “bruxas” vão andar à solta.