O Palheta, festival de Robertos e Marionetas, acontece entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. Na sétima edição, o festival regressa à cidade do bonecreiro Armando Ferraz, para três dias de teatro de marionetas em que são apresentados sete espetáculos e várias sessões de Teatro de Dom Roberto, com destaque para “A Grande Fantochada”, de Hugo Van der Ding e Joana Gama e para as estreias nacionais de“Mr.Bo” e “Las Cotton”.
No primeiro dia de festival, além das habituais sessões para as escolas e grupos organizados, há sessões de Teatro Dom Roberto com a Vumteatro e “Las Cotton” da companhia Anita Maravillas, um espetáculo mudo sobre a viagem de uma família que parte em busca de novas oportunidades longe da sua terra de origem.
O segundo dia do festival arranca com a oficina criativa de construção de marionetas “Segunda Mão”, orientada por Rui Queiroz de Matos (que no dia 24 de fevereiro orienta a oficina “Primeira Mão”, de manipulação de marionetas para adultos). À tarde, destaque para uma sessão para público geral de “O Farol”, da companhia Historioscopio, que conta a história de um faroleiro que, sem nunca ter visto nada do mundo, inventa a sua própria versão da realidade a partir de palavras escolhidas de um antigo dicionário. Segue-se “Aldeia Balão”, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, no Jardim 31 de Agosto, sobre uma máquina voadora que transporta os seus tripulantes por um mundo de metáforas, numa reflexão sobre a sociedade, a construção de uma aldeia global e a intervenção no espaço público. Ainda na tarde de sábado, Rui Queiroz de Matos apresenta “Volta ao mundo em 40 minutos”, na Sala de Ensaios da Fábrica das Ideias. À noite, o humorista Hugo Van der Ding e a pianista Joana Gama apresentam “A Grande Fantochada”, que recria a História de Portugal através de marionetas manipuladas pelo próprio Van der Ding e pelo ator Vítor D’Andrade, acompanhados pela música ao vivo de Joana Gama.