Foi inaugurada, no passado sábado, a Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro. Esta edição, que assinala o 30.º aniversário da bienal, decorre até 30 de novembro nos museus de Aveiro.
O júri, presidido pelo norueguês Torbjørn Kvasbø (um dos maiores e mais premiados artistas internacionais na área da cerâmica artística e presidente da Academia Internacional de Cerâmica, com sede em Genebra e associada à UNESCO), selecionou mais de 80 obras - num universo de 245 candidaturas apresentadas - que estão em exposição no Museu de Santa Joana.
O primeiro prémio da XIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro foi atribuído à artista italiana Sara Dario. O segundo prémiocoube ao português Carlos Enxuto e o terceiro ao artista turco Salih Ozel. Foram ainda atribuídas 11 menções honrosas.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro constitui uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, contribuindo para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica.
Fique com algumas imagens da cerimónia de inauguração e da exposição que está patente no Museu de Santa Joana.