A VIC // Aveiro Arts House (Rua do Príncipe Perfeito, nº. 14 - Aveiro) promove esta sexta-feira, a partir das 21h30, a quinta sessão “Em Voz Alta: Palavras Inquietas”. Desta vez, o convidado será o jornalista Sérgio Almeida, que desvendará numa despojada conversa com a poeta Rosa Alice Branco os textos do seu recente livro “Periferia”. A escrita, a poesia e o jornalismo darão assim o mote para um serão que incluirá igualmente a atuação dos Sindicato do Credo.
Um coletivo de performances poéticas que é formado, então, por Sérgio Almeida, Paulo Moreira e Pedro Piaf. Dessacralizar a palavra é o mote da sua acção, assente na crença de que “é preciso encontrar novos modos de fazer a revolução”. Nem que seja com “uma Coca Cola na mão e comando televisivo na outra...”
As sessões “Em Voz Alta: Palavras Inquietas”, cuja estreia teve como protagonista o escritor Valter Hugo Mãe, trazem periodicamente até à cidade de Aveiro algumas das mais admiráveis vozes do panorama literário atual.
A literatura vem à cena depois da antiga casa do cineasta, pintor, ceramista, escritor e professor Vasco Branco (1919-2014) acolher durante os dois últimos anos incursões pelos domínios da música, do cinema, da performance, das artes visuais e dos new media. Na verdade, a VIC // Aveiro Arts House é agora também um centro cultural que procura colocar a cidade salgada (assim a batizou Vasco Branco no título de um dos seus livros) no roteiro artístico nacional.