AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Campus Jazz aposta numa programação ousada

Artes

Festival de Jazz da UA começa a 30 de abril e estende-se até 6 de junho.

 

 

Jazz é, no essencial, improvisação e, por isso, também liberdade. Ousado porque significa “uma permanente luta”, dizia o divulgador José Duarte, referindo-se às dificuldades no reconhecimento do género em Portugal, em entrevista à Universidade de Aveiro (UA), em 2017. O Campus Jazz – Festival de Jazz da UA, que começa a 30 de abril, surge também para divulgação e incentivo à criação. Há um programa muito diverso com músicos de renome internacional, coincidente com os 50 anos da UA e de Abril.

Em 2024, ano em que se desenrola o programa comemorativo dos 50 anos da Universidade de Aveiro, sob o lema “Ousadia e liberdade”, o Campus Jazz promete, também, uma programação ousada.

Até dia 9 de maio, estão abertas as candidaturas de novos ensembles no âmbito do Concurso Internacional de Jazz, uma das muitas iniciativas do Campus Jazz. Na terceira edição deste Concurso, em 2023, o prémio de “Melhor Ensemble” foi conquistado pelo Pedro Molina Quartet que abre o programa do festival, como habitualmente, no Dia Mundial do Jazz, a 30 de abril. Aliás, esta atuação e outras, como no Guimarães Jazz, onde o quarteto já atuou, e nas edições deste ano dos festivais “Que jazz é este?”, “Estarrejazz” e ainda uma atuação no Centro de Artes de Águeda, no âmbito de uma parceria com Município de Águeda, reforçam o prémio base do Concurso Internacional de Jazz da UA.

O concerto do quarteto de Pedro Molina (na foto) está agendado para as 18h30 do Dia Mundial do Jazz, na Casa do Estudante, campus universitário do Crasto, onde serão apresentados temas do seu primeiro registo discográfico intitulado “À Procura” – editado pela Porta-Jazz no início do ano – e novos temas.

Para além das atuações noutros festivais nacionais inerentes ao prémio da edição de 2023 do Concurso Internacional de Jazz da UA, o contrabaixista Pedro Molina, nascido em Múrcia em 1989, não tem dúvidas em afirmar que este trouxe uma maior visibilidade à sua música e foi uma preciosa ajuda financeira para a gravação do seu primeiro registo discográfico. A gravação do CD, por seu turno, abriu portas à atuação no 14º Festival Porta-Jazz e noutros contextos

Músicos notáveis no Campus Jazz

Um dos destaques da edição de 2024 do Campus Jazz será a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) que, com o quarteto de Maria Mendes, propõe um concerto que funde o fado e o jazz contemporâneo. A OFB e a voz de Maria Mendes, com Mário Costa na bateria, Jasper Somsen no contrabaixo e Cédric Hanriot ao piano, estão em palco a 3 de maio, às 21h30, no auditório Renato Araújo, para apresentar “Saudade, Colour of Love”. Este é um projeto nomeado para o Grammy Americano e o Grammy Latino, em que, para além do seu quarteto habitual, a artista se fez acompanhar em palco pela Metropole Orkest na gravação ao vivo. No mesmo dia, e no mesmo local, mas às 15h00, Maria Mendes dará uma masterclass. Será uma oportunidade de aprendizagem e partilha para quem esteja na área do canto (não só no jazz), mas também estará aberta a outros instrumentistas ou a ouvintes.

Para além de concertos e várias masterclasses, o programa inclui workshops, jam sessions, uma apresentação de escolas de música, aulas abertas e a conferência “Jazz Talks”, para além do Concurso. 

Agueda Publicidade

O baterista Mark Guiliana será o convidado especial que vai interagir com a Orquestra de Jazz da UA no concerto em que interpretará originais de sua autoria com arranjos de alunos da UA. Uma masterclass, um workshop dirigido a bateristas e uma Tiny Lab Talk serão outras oportunidades para os estudantes e profissionais interagirem com este nome grande do jazz.

Para além de Guiliana e Maria Mendes, o multi-galardoado compositor e pianista Dave Meder, o trio Arbenz X Veras / Mehari e o pianista e compositor Aaron Parks são outros nomes internacionalmente conhecidos que constam do programa.

Os antigos alunos da UA, Andreia Santos e Carl Minnemann, com os seus respetivos quartetos, farão a abertura das duas jam sessions programadas para o festival.

O programa encerra a 6 de junho, com o último de dois dias de apresentações finais dos ensembles selecionados no Concurso Internacional de Jazz e a entrega de prémios.

Para além da UA, esta edição do Campus Jazz irá passar também pelos municípios de parceiros de Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

Mais informações sobre o Campus Jazz: https://www.ua.pt/pt/campusjazz .

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.