Estreia esta sexta-feira, dia 3 de maio, às 21h30, no palco do Teatro Aveirense, a nova criação com direção artística de Clara Andermatt. MUDA nasce de um convite por parte do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, a Andermatt, para a criação de um espetáculo que cruza diferentes metodologias e linguagens nas áreas do Circo Contemporâneo e da Dança, partindo do corpo acrobático e das suas técnicas.
MUDA é uma reflexão sobre a natureza multifacetada da condição humana, e explora o trabalho performativo em correlação com a estética do cinema-mudo. O humor entrelaça-se com a tragédia, a fantasia com a realidade, e a violência com o amor. A muda extensão das coisas revela um mundo complexo que nos desafia, como equilibristas no fio da navalha, a transcender os paradoxos da humanidade e a encontrar o ponto de convergência que nos leva à descoberta da beleza.
Ao envolver intérpretes de várias proveniências geográficas e filiações artísticas, o projeto celebra a diversidade de saberes, culturas e práticas circenses, enriquecendo a experiência, sensibilidade e conhecimento de todos os envolvidos.
Depois da estreia em Aveiro, MUDA seguirá depois para a Casa das Artes de Famalicão nos dias 17 e 18 de maio. Ainda nesse mês MUDA será apresentado no Festival Imaginarius em Santa Maria da Feira, nos dias 23, 24 e 25.
O espetáculo vai passar por várias localidades, ao longo do ano, e até 2025.