O realizador e artista multidisciplinar ilhavense Henrique Vilão tem o seu mais recente filme “Plastik” na seleção oficial do Art+Film+Vienna, festival de cinema que decorre na capital austríaca de 8 a 12 de maio.
“Fico naturalmente muito emocionado com esta seleção. É um festival dedicado a esta ligação muito forte entre o cinema, a videoarte e as artes plásticas, o que tem muito a ver com a minha prática atual. Por outro lado, estar num festival com esta importância no panorama artístico europeu é um privilégio muito grande”, declara o realizador.
O Art+Film+Festival apresenta experiências com imagens em movimento no limiar entre a arte e o cinema. Tem eventos por toda a cidade de Viena, mas é sobretudo centrado na sala de cinema mais antiga da Áustria, Breitenseer Lichtspiele, que data de 1905. O filme “Plastik” de Henrique Vilão foi selecionado para a secção “Language, Colour, Music” e tem a sua projeção no sábado, 11 de maio, pelas 21H00 locais, numa das sessões principais do Art+Film+Festival.
O filme de Henrique Vilão foi selecionado para esta secção por se enquadrar, nas palavras da organização do festival, num “bloco de projeção que celebra o som em diálogo com as cores vivas do projetor com leves fragmentos de narração. Haverá colagens analógicas, canções sonhadoras, poemas espaciais e danças”.
“Plastik” propõe uma experiência sensorial e imersiva através da imagem, da cor e do som, utilizando como base materiais feitos com recurso a película analógica. O filme é realizado, montado e tem design de som de Henrique Vilão.