A Galeria Nuno Sacramento Arte Contemporânea inaugura este sábado, pelas 17h00, uma exposição individual do artista madrileno Fran Mayor Maestre. “Sentido Obligatorio” é o título da mostra, composta por 14 telas pintadas a óleo sobre madeira, que irá estar patente na galeria ilhavense até 22 de junho.
Fran Mayor Maestre (Madrid, 1990) é formado em Belas Artes e tem mestrados em Investigação em Arte e Criação e em Gravura e Design Gráfico.
“A sua obra nasce da observação de edifícios operários decadentes nos arredores de Madrid, centrando a sua atenção nas modificações subtis, como pendurar uma toalha na varanda, que desafiam a estrutura. Desta forma, começou a trabalhar a partir da ideia de paisagem, para apurar a imagem, pensando menos no fotográfico e mais no pictórico. Neste processo, que se transformou em toda uma investigação, descobrimos o que vemos hoje na obra de Fran: a pintura em si é mais importante do que aquilo que é representado. As suas composições caracterizam-se pela repetição de um elemento que forma uma quadrícula frontal, sem perspetiva, fuga ou deformação ótica, acentuando a importância do padrão geométrico”, escreve a curadora Nathalie M. Sánchez.
“O sucesso de Fran Mayor manifesta-se na sua habilidade em apresentar a repetição de um padrão geométrico de uma forma estimulante - não há nada mais libertador do que a ordem da grelha - conseguindo assim composições minimalistas que se destacam pela sua profundidade concetual e enfatizam a premissa de que ‘menos é sempre mais’”, vinca.
A Galeria Nuno Sacramento está localizada no número 27 A, da Rua Vasco da Gama, em Ílhavo.