A segunda parte deste breve concerto será preenchida com a apresentação de outro álbum discográfico que, tal como o de Tiago Matias, foi realizado com um apoio da Direção Geral das Artes. Trata-se de ‘Tacteabilidade’ de Hugo Vasco Reis (1981), compositor que se apresenta também como performer, juntando à sua guitarra portuguesa um conjunto de objetos cujo som será explorado com recurso à eletroacústica.
Descendo à Sala Principal do Teatro Aveirense, às 18h00 realiza-se o primeiro concerto do Ensemble DME (na foto) na bienal – o último da edição de 2024. Dirigido pelo compositor Jaime Reis (1983), o Ensemble DME vem a Aveiro apresentar um programa de música de câmara que reúne obras para quinteto pierrot e eletrónica de Pascale Criton (1954), António Sousa Dias (1959) e Maurizio Azzan (1987) a uma peça para violino e electrónica do argentino Mario Mary (1961). A pedido da Arte no Tempo, o grupo interpretará ainda a obra Sangue Inverso: Rosa do Deserto [2022], para quinteto pierrot, de Jaime Reis.
Programa pela Arte no Tempo (estrutura apoiada pela Direcção Geral das Artes) e realizada em coprodução com o Teatro Aveirense, a bienal Aveiro_Síntese 2024 (que integra também a programação da capital Aveiro 2024) deixa uma proposta de fruição para todo o ano: a caminhada aural ‘Aveiro Listening’, da autoria de Tiago Cutileiro (1967), está acessível através do endereço caminhada-aural.eu e requer apenas a utilização de um dispositivo de leitura de ficheiros de som (que podem ser previamente descarregados, embora também esteja disponível uma versão em mapa rastreável) e um auricular estereofónico.
A bienal regressará em 2026 com nova música para explorar.