A Caravela Vera Cruz foi o local escolhido para apresentar a programação do terceiro trimestre de Aveiro 2024, que tem como tema "Cultura e Sustentabilidade". A proceder à apresentação esteve o seu coordenador, José Pina, que deu conta que um dos eventos mais marcantes será o Festival dos Canais, a acontecer de 17 a 21 de julho.
A edição deste ano englobará cerca de 140 ações de 11 nacionalidades diferentes, e contará com duas estreias nacionais, bem como com a presença do município parceiro Oita.
Em destaque estará o concerto que juntará, em palco, Castello Branco, “A Garota Não”, Palco Central e a comunidade local (no dia 17, no Cais da Fonte Nova); os “Resistência” (no dia 18); e, a encerrar o festival, o concerto de Mariza, além de vários projetos de teatro de rua, circo contemporâneo e dança.
José Pina destacou, para dia 20, um grande espetáculo de rua, no Canal Central da cidade, intitulado “Acqua Forte – a Phantasmagoria on the Water”.
Outros dos momentos altos de Aveiro 2024 será o Festival Dunas de São Jacito, a ter lugar de 23 a 25 de agosto. Contará com atuações de Marisa Liz (no primeiro dia), dos HMB (no dia 24) e dos Delfins (no dia 25), entre outras, bem como um espetáculo ligado à água, luz e laser (“Atlantid”, nos dia 23 e 24).
De acordo com o coordenador de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura, o próximo trimestre foca-se na sustentabilidade. “Quisemos trazer este tema a debate; construímos este trimestre com base numa arquitetura feita de projetos realizados por encomenda, tendo sempre como objetivo diferenciação do que apresentamos”, sustenta.
José Pina aponta, também, a existência de vários projetos realizados em parceria com outras entidades, como a Vista Alegre. As festas deste lugar, que decorrerão entre os próximos dias 3 e 7 de julho, terão como destaque, no dia 5, um concerto de Carlão.
A integrar esta programação estarão, ainda, 12 ações que fazem parte da agenda cultural dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Presente neste momento, esteve, também, o presidente da Câmara de Aveiro. “Estes dois festivais [Canais e Dunas de São Jacinto] têm uma programação mais especial e intensa por sermos Capital da Cultura este ano”, justificava Ribau Esteves.