No próximo dia 21 de junho, a Universidade de Aveiro (UA) vai dar início ao “Ciclo de Conversas Ousadia e Liberdade”. A primeira conversa, dedicada ao tema da paz, vai juntar o diretor executivo da Amnistia Internacional e outras personalidades no Auditório da Fábrica Centro de Ciência Viva, às 21h00. O evento, com entrada livre, pretende ser um espaço de discussão sobre temas centrais de intervenção da Universidade na sociedade.
"Theoria, poiesis, pax" é o título da conversa que juntará Helena Nazaré, antiga Reitora e ex-presidente da Associação Europeia de Universidades, e Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal. O evento conta ainda com a moderação de Maria Luís Pinto. As discussões vão girar em torno da cultura, ciência e cooperação como potenciais promotores de paz, além de abordar a importância de combater a desinformação através do conhecimento e da inclusão de diferentes vozes e perspetivas.
Além da paz, os próximos encontros do ciclo vão abordar temas igualmente relevantes no contexto atual. Em setembro, o foco será a sustentabilidade; em outubro, a discussão vai ser sobre inteligência artificial; e em novembro, o tema será o futuro.
Todas as informações estão disponíveis na página dedicada ao programa de comemorações dos 50 anos da UA.