Abriu esta sexta-feira a Feira do Livro de Aveiro. A edição deste ano promete ser especial, não só por a cidade ser, este ano, Capital Portuguesa da Cultura, mas também pelo “conjunto de episódios inovadores” que marcam o certame. Até 7 de julho, a Praça do Rossio dá palco aos livros e aos livreiros. Ali ao lado, no Mercado do Peixe, os holofotes viram-se para os autores – é lá que decorrem todas as conversas, apresentações e entrevistas.
“Não estamos a fazer um pico porque somos Capital da Cultura, mas usamos isso para fazer a feira subir um patamar”, destacou Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, na inauguração do certame que contempla, também, uma exposição dedicada aos livros “Uma aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - está patente no Parque de Estacionamento do Rossio. “Quisemos ter a aventura de trazer uma aventura para este espaço expositivo”, comentou o edil, no momento inaugural que contou com a presença das autoras.
Outra novidade passa pelo facto de a área de exposição da feira estar a partilhar o praça com “fun zone” do Euro 2024. “Essa partilha foi muito discutida”, admitiu Ribau Esteves, explicando que esta “fun zone é feita com o pretexto de puxar pela Seleção Nacional”.
A programação, recorde-se, contempla entrevistas e debates com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousas Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis, Isabel Rio Novo, Lauren Mendinueta e Luca Argel.