A SEDES Aveiro promove mais uma reflexão pública, desta vez dedicada a um tema que muito preocupa numa sociedade em acelerado envelhecimento. “Políticas novas para os novos mais velhos” é o mote do encontro que irá decorrer este sábado, dia 6 de julho, na Fundação Eng.º António Pascoal, em Aveiro.
Os trabalhos terão início pelas 9h30, com a saudação de abertura a cargo de Alberto Souto de Miranda, coordenador da SEDES Aveiro. Segue-se a apresentação de “O Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável”, por Nuno Marques, coordenador do Plano Nacional, professor associado convidado da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, presidente do Observatório Nacional do Envelhecimento e médico especialista em cardiologia. Esta intervenção será seguida de um período de discussão.
Para as 10h30 está prevista a intervenção “Políticas de saúde proativas”, a cargo de Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, doutorado em Medicina Interna e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É também pioneiro da Geriatria em Portugal, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Depois do período de discussão dedicado a este segundo painel, e da pausa para café e momento musical, caberá a Fernando Paulo, vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto (responsável pelo Plano do “Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2023-2025”) apresentar o tema “Estas cidades são para velhos - Políticas de urbanismo amigáveis!”.
A sessão de encerramento está prevista para as 12h45, e contará com a presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES.