AVIC// Aveiro Arts House promove no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 21h30, a sexta sessão“Em Voz Alta: Palavras Inquietas”. Desta vez, a convidada será a poeta, editora e ficcionista Maria do Rosário Pedreira, que desvendará numa despojada conversa com a igualmente poeta Rosa Alice Branco os seus diversos universos. A escrita, a literatura juvenil, o trabalho de edição, as letras musicais, a descoberta de autores portugueses e a fugaz carreira no ensino darão, assim, o mote para um serão que incluirá também outras intervenções artísticas.
As sessões“Em Voz Alta: Palavras Inquietas”, cuja estreia teve como protagonista o escritor Valter Hugo Mãe, trazem periodicamente até à cidade de Aveiro algumas das mais admiráveis vozes do panorama literário da atualidade. De resto, seguiram-se os galegos Yolanda Castaño e Xosé Maria Álvarez Cáccamo, e os portugueses Isabel Rio Novo e Sérgio Almeida.
A próxima convidada – Maria do Rosário Pedreira – nasceu na cidade de Lisboa em 1959. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, lecionou durante cinco anos, atividade, essa, que a viria a influenciar decisivamente a escrever para jovens.
Atualmente editora responsável pelos novos autores portugueses no grupo editorial LeYa, Maria do Rosário Pedreira trabalha enquanto escritora a literatura juvenil, a ficção e a poesia. Os seus livros para os mais jovens, cujas vendas ultrapassaram um milhão de exemplares, foram objeto de adaptação televisiva.
Também autora de letras musicais, sobretudo de fado, Maria do Rosário Pedreira recebeu vários prémios literários, tem a sua poesia publicada em diversas línguas e alimenta o blogue Horas Extraordinárias.
Este sábado, marca presença na antiga casa do cineasta, ceramista, pintor, escritor e professor Vasco Branco (1919-2014), a VIC // Aveiro Arts House, que é agora um centro cultural que procura colocar a Cidade Salgada (assim a batizou Vasco Branco no título de um dos seus livros) no roteiro artístico nacional.
* Créditos da foto de capa: Orlando Pereira