Eis que chega um dos momentos mais aguardados do ano para quem vive ou visita a cidade de Aveiro. O Festival dos Canais volta a cumprir a tradição, transformando a cidade da ria na capital das artes de rua.
São cinco dias, de quarta a domingo, repletos de espetáculos e performances, e em vários palcos. Aqui fica uma lista de dez espetáculos que, na opinião da equipa da Aveiro Mag, não pode mesmo perder. Tome nota:
-
Atuação da Oita Symphonic Wind Orchestra, do Japão, na Igreja das Carmelitas, esta quarta-feira, pelas 19h00.
-
Concerto do músico Castello Branco, com a cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana. Irão subir ao palco do Cais da Fonte Nova esta quarta-feira, pelas 22h00.
-
Ecos da Calçada. Uma performance provocadora que entrelaça histórias e movimentos de vozes comuns que navegam por entre a multidão, apresentada pela Academia R&D, na quinta-feira, pelas 18h15, no Largo de São Gonçalinho.
-
“Sliding Slope”. Um espetáculo de dança e teatro que reflete sobre as mudanças climáticas?”. Para ver sexta, sábado e domingo, pelas 16h00, na Fonte Nova.
-
Concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, com interpretação de obras de Mozart, Händel, Gluck e Stravinsky. Sexta-feira, às 19h15, na Igreja do Carmo.
-
La Belle Illusion, da Cie Remue Ménage. Um espetáculo de circo contemporâneo cheio de luz (na foto), para ver na sexta, às 23h00, no Rossio.
-
“Acqua Forte, a phantasmagoria on the water”, da companhia francesa Ilotopie. Exibição marcada para as 22h00 de sábado, desde a Antiga Capitania até ao Cais da Fonte Nova.
-
Concerto da Kumpania Algazarra, considerada uma das mais poderosas brass bands portuguesas. Para ver no sábado, pelas 23h30, no Cais da Fonte Nova.
-
Fanfarra dos Canais. Vai andar a percorrer as ruas da cidade ao longo dos cinco dias, com um concerto final agendado para as 17h30 de domingo.
-
Concerto de Mariza, nome maior da música portuguesa. Para ver no domingo, pelas 19h00, no Cais da Fonte Nova.
Todas as exibições têm entrada gratuita.