AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Schallfeld Ensemble apresenta-se no Teatro Aveirense a 31 de outubro

Palcos

 

A convite da Arte no Tempo, o Schallfeld Ensemble apresenta-se no Teatro Aveirense, no âmbito do projecto ‘Tubo de Ensaio’, a 31 de outubro, com o programa ‘Text im Klang #6’ - que estreia em Graz no dia 18 e que, antes de vir a Aveiro, ainda passa por Viena.

‘Text im Klang’ é um projecto concebido pelo impuls (organismo criado em Graz por Beat Furrer e Ernst Kovacic, atualmente dirigido por Ute Pinter) que, desde 2014, traz a público novas obras encomendadas a diferentes compositores em colaboração com autores que recebem igualmente encomenda para o projeto. Desde o primeiro momento, o agrupamento responsável por materializar as novas partituras é o Schallfeld Ensemble.

Contrariamente às edições anteriores, para 2024 os compositores partem de textos pré-existentes de uma das mais importantes escritoras de língua alemã, a multi premiada dramaturga e romancista austríaca Elfriede Jelinek (1946), a quem foi atribuído o Nobel da Literatura em 2004.

Para a 6ª edição do projeto, os compositores escolhidos foram a alemã Katharina Roth (1990), a sérvia Hristina Šušak (1996) e os italianos Lorenzo Troiani (1989) e Daria Scia (1986). Às quatro obras para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano que estes

compositores criaram, e que receberão em Aveiro a sua estreia portuguesa, soma-se a estreia absoluta de uma obra encomendada pela Arte no Tempo a João Carlos Pinto (1998) que, nesta peça em que à parte instrumental acrescenta ainda eletrónica e luz, reflete sobre os limites da impossibilidade e a batalha da perfeição contra a máquina.

O ‘Tubo de Ensaio’ é um projecto desenvolvido pela Arte no Tempo para o Teatro Aveirense, no âmbito do qual grupos estrangeiros dedicados à exploração da música contemporânea são convidados a apresentar-se em Aveiro, estando sempre associado ao concerto uma oficina com compositores e intérpretes e/ou uma simples conversa pós-concerto com o público.

Ovar Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.