Neste fim de semana prolongado, começamos por centrar atenções no município de Ílhavo, onde decorre mais uma edição da Milha. A Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo conta com um programa preenchido, começando, desde logo, pela atuação do Coro da Madrugada (sexta, 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré) e a estreia da quinta criação da Companhia de Dança Jovem de Ílhavo (sábado, às 21h30, e domingo, às 15h00, na Casa da Cultura de Ílhavo). Destaque, ainda, para a Orquestra do Mar, que convida Samuel Úria para assumir os comandos na interpretação do disco “Uma Canção para a Europa”, editado por Carlos do Carmo em 1976, bem como outras músicas lançadas no mesmo ano (domingo, às 19h00, na Fábrica das Ideias).
Em Aveiro, este sábado acontece um dos grandes concertos da edição deste ano dos Festivais de Outono. A voz do fadista Camané e o piano habitualmente improvisador de Mário Laginha voltam a juntar-se para o concerto “Aqui está-se sossegado” (pelas 21h30, no auditório Renato Araújo, na UA).
Ainda por Aveiro, mas no Teatro Aveirense, este sábado (21h30), é apresentado “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, de Elmano Sancho.
Já o programa “Cultura perto de si”, leva “Quixote: As Peripécias de um Cavaleiro Doido”, pela Palco Central, à Junta de Freguesia de Santa Joana (sábado, às 21h30).
Por Águeda, este sábado (21h30) é apresentado “Maçã d’Adão”, o novo álbum do compositor, autor, coreógrafo e fadista Jonas. Para ver no CAA – Centro de Artes de Águeda.
Em Estarreja, o duo aveirense Siricaia sobe ao palco (sábado, às 21h30) do Cine-Teatro de Estarreja para partilhar a sua música que vai desde dos ritmos tradicionais portugueses ao jungle swing.