O Club de Ancas comemora, no próximo dia 8 de dezembro, 120 anos de atividade, feito que o coloca entre as coletividades mais antigas da região. Fundado em 1904, o Club de Ancas tem sido muito mais que uma associação. “Ao longo de 120 anos, temos dedicado o nosso trabalho à promoção social, cultural e recreativa da aldeia de Ancas e do concelho de Anadia. Somos parte ativa da vida desta comunidade, proporcionando momentos de cultura, apoio social e lazer, sempre de mãos dadas com os nossos conterrâneos e com quem nos visita”, destaca a direção da coletividade que está a promover a sua 23ª Semana Cultural.
Com mais de um século de história, o Club de Ancas orgulha-se de ser um pilar no desenvolvimento social da aldeia onde está sediado. “Herdámos dos nossos sócios fundadores um conjunto de valores e uma missão clara: servir!”, vincam os dirigentes da coletividade. “Através de iniciativas sociais, ajudamos os mais necessitados e contribuímos para o bem-estar de todos, em particular dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo e enriquecedor. Somos uma Instituição de Solidariedade Social com intervenção comunitária através de um dinâmico Club Sénior e somos parceiros ativos da Rede Social de Anadia”, acrescentam.
A festa de celebração deste 120º aniversário arrancou já no passado dia 28 de novembro, com a abertura da 23ª Semana Cultural. Até dia 8 de dezembro, são várias as propostas culturais lançadas pela associação, desde exposições, residências artísticas e sessões de leitura. O encerramento, no domingo, pelas 16h00, estará a cargo da Orquestra Ligeira de Anadia.