Este fim de semana os holofotes viram-se para Ílhavo, onde decorre mais uma edição do LEME, festival de circo contemporâneo, com mais de 50 sessões de 19 espetáculos, a maior parte em estreia nacional, nos edifícios culturais e em espaços menos convencionais de Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre. Destaque para a estreia absoluta de “Weaving Windows” (sábado, às 17h00, e domingo, às 15h00), projeto que convocou a comunidade ilhavense a envolver-se tanto com as suas histórias pessoais, como através da participação no espetáculo.
Em Aveiro, este fim de semana também será marcado por várias estreias. Começando pela nova criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes, que assume os 50 anos do 25 de Abril para refletir sobre as atuais ameaças à liberdade. O espetáculo “Há Qualquer Coisa Prestes a Acontecer” será apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Teatro Aveirense.
No domingo (15h00), no mesmo palco, é apresentada nova edição do espetáculo Cantar-o-Lar.
Ainda pelo Teatro Aveirense, mas na Sala Estúdio, sábado (16h00 e 21h30) e domingo (17h30), é apresentado o espetáculo “Bonecos”, da Red Cloud Teatro de Marionetas.
Em Aveiro, este fim de semana fica ainda marcado pelo concerto solidário que a Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) irá promover. Será no sábado, pelas 21h30, no auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro, e inclui a atuação de Luis Trigacheiro e dos SENZA.
Pelo GrETUA, este sábado (22h00), há concertos de Memória de Peixe e Arya.
Por Estarreja, as atenções viram-se para o Natalim. Este domingo, pelas 18h00, pode assistir a um concerto dos Wallow Choir, Coletivo Gospel do Porto.
No sábado, duas das mais promissoras artistas da nova geração da música portuguesa (Nena e Joana Almeirante) juntam-se, no palco do Centro de Artes de Águeda, às 21h30, para nos apresentarem um repertório que vai de Shania Twain a Taylor Swift, passando por clássicos como Dolly Parton, The Chicks ou Johnny Cash. No domingo (17h00), no mesmo palco, é apresentado “A Maior Flor do Mundo”, de Hugo Cabral Mendes e Inês Gomes.
Por Ovar, este domingo (18h00), na Praça da República, há concerto dos Gospel Collective. Um coro de 20 vozes únicas, e que conta com a participação de Selma Uamusse.