De 9 a 13 de janeiro todos os caminhos vão dar ao bairro da Beira-Mar, em Aveiro, onde a festa de São Gonçalinho promete ser rija - tão rija quanto as cavacas que são a imagem de marca destes festejos tradicionais. O cartaz de concertos contempla nomes grandes da música nacional, como é o caso de Tony Carreira, Quim Barreiros e HMB, e o programa não abdica das tradições habituais. Fogo de artifício, dj´s, tunas académicas, “papa cavacas”, entre outras propostas, também marcarão a festa.
“Queremos sair com um cartaz que prestigie as festas de São Gonçalinho”, destacou o mordomo João Quintaneiro, na sessão de apresentação do cartaz das festas que decorreu este sábado, no Glicínias Plaza. Em fim de mandato, a atual mordomia garante ter dado o seu “melhor” para que a comunidade possa celebrar, em grande, o santo padroeiro do bairro da Beira-Mar.
Manda a tradição que a quinta-feira seja dia de festa académica e, este ano, não será exceção. Na noite de 9 de janeiro, o palco estará por conta das duas tunas da Universidade de Aveiro (feminina e masculina). No dia seguinte, sexta-feira, 10 de janeiro (dia do santo), há animação sénior, durante a tarde. À noite, atuam os HMB e Moullinex.
Sábado, 11 de janeiro, ficará marcado pelo concerto de Tony Carreira, “nome forte da música nacional”, destacou João Quintaneiro. “Queremos dar uma dimensão popular às festas. Esta é uma festa do povo, festa da comunidade”, reforçou. “Também neste dia, à tarde, será utilizado o espaço do Mercado do Meixe para momentos de animação com tradição, com grupos locais”, realçou, sem deixar de dar nota que também haverá espetáculo pirotécnico e a atuação dos djs Zé Gabriel e André Neto, durante a noite.
“No domingo, o cabeça de cartaz é um grupo de tributo a Tina Turner, que está em galvanização: os Simply The Best”, revelou. Para fechar o programa deste ano, o Mordomia escolheu o cantor Quim Barreiros”, outro nome que dispensa apresentações.
Para este ano também está garantida uma tenda de maiores dimensões. “Vai ter 1.200 metros quadrados, enquanto a do ano passado teve 900 metros quadrados”, anunciou, por seu turno, Nuno Portela, juiz da Mordomia de São Gonçalinho.
Entretanto, está já aberta a fase de reserva de cavacas. “Já vendemos duas toneladas”, revelou o juiz, esperançoso de que o número do ano passado (6,5 toneladas) possa ser superado.