Mais um fim de semana à porta, com direito a várias propostas culturais e de lazer. Já por aqui lhe dissemos que sábado à noite há espetáculo anual da Jobra, em Albergaria-a-Velha, e que o MININU tem passagem assegurada por Sever do Vouga, na sexta e no sábado. Mas há muito mais para ver e ouvir na região.
Em Ílhavo, este fim de semana, o 23 Milhas tem duas propostas bem diferentes. No domingo de manhã, destinado aos mais novos, mas no fundo para todos, Cláudia Gaiolas apresenta o espetáculo Antiprincesas, sobre a escritora Clarice Lispector, num espetáculo que evoca a memória de grandes mulheres que, sem coroa, marcaram a História através da sua história. É na Casa da Cultura de Ílhavo, às 11h00. Ainda no domingo, mas à tarde, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, “ars ad hoc” (na foto) é um concerto que combina música clássica com um registo mais contemporâneo, lembrando, tocando-a, a música de Beethoven, que se junta à música atual de Luís Antunes Pena. Começa às 16h00.
Por Aveiro, esta quinta-feira, Luís Araújo, ator, encenador, dramaturgo, diretor da Ao Cabo Teatro, apresenta Sans Soleil (1983), de Chris Marker, em mais uma sessão Cine Qua Non, no GrETUA. Ao filme sucede-se uma conversa com o convidado aberta a toda a plateia.
Também por Aveiro, mas no Avenida Café-Concerto, sábado à noite (22h00), há concerto de apresentação de Le Bruit. No domingo (18h00), a proposta passa por entrar no Baile de Forró,com a bandaMandacarú.
Por Águeda, a proposta passa por uma noite de música portuguesa, em dose dupla.Acontece no sábado, no Centro de Artes de Águeda. Os Cassete Pirata abrem a noite e apresentam o álbum editado no ano passado “A Montra”. Um disco, com o single "Ferro e Brasa", que não tem saído do top 10 da votação A3.30 (Antena 3) nos últimos meses. A noite encerra com Filipe Sambado, que traz “Revezo”, o seu novo disco, com edição a 24 de janeiro, disco que inclui “Joia da Rotina”, o seu mais recente single.
Em Oliveira do Bairro, sábado será noite de ópera. O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol recebe o espetáculo, Viaggare Per El Mondo Verdi, que propõe uma viagem por três das obras mais conhecidas do italiano Giussepe Verdi.
Referência ainda para o espetáculo de dança contemporânea “Inverno”, que sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja, no sábado à noite (21h30). Uma criação de Bruno Duarte, baseado nos costumes de inverno transmontanos - caretos, chocalheiros, diabos.