AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aveiro: Marta Pereira da Costa volta a um sítio aonde já foi muito feliz

Palcos

 

Na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, Marta Pereira da Costa vai contrariar essa teoria de que não devemos voltar a um lugar aonde já fomos felizes. E não só o faz, como até ousa coincidir nas datas. Um ano depois de ter encantado o público aveirense no concerto de abertura do programa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a guitarrista volta a subir ao palco do Teatro Aveirense, desta vez para apresentar o seu novo disco: “Sem Palavras”.

“Adorei ter feito o concerto de abertura de Aveiro 2024, há um ano, com o tema que me foi proposto. Fiquei com muito boas memórias de todo o processo de preparação e da partilha desse trabalho com o público”, começou por declarar Maria Pereira da Costa, em conversa com a Aveiro Mag.

Agora, regressa com mais um desafio: “Juntar a inovação com a tradição, trazer a tecnologia e a inteligência artificial para o palco e poder apresentar um espetáculo que basicamente lê os inputs da música, lê as notas e os ritmos, e traduz essa informação em imagem. Ou seja, as pessoas vão poder ouvir e vão poder ver, e ter uma sensação mais completa do que é aquela música que lhes está a chegar”, anuncia, prometendo um espetáculo totalmente diferente daquele que apresentou a 26 de janeiro de 2024. “Vou apresentar as músicas deste meu segundo disco e também coisas mais antigas que já tenho vindo a tocar”, revela.

Este que é o seu segundo disco nem podia ter outro nome. “As palavras são dadas nas intenções, nas notas, em cada música que não tem palavras, mas que diz muito. Não é preciso palavras, não é preciso idiomas”, realça Marta Pereira da Costa, antes de confessar que “Sem Palavras” foi apenas uma das coisas boas que o ano de 2024 lhe trouxe.

“Foi um ano muito bom, com muitos concertos, muitas viagens. É para isso que trabalho diariamente, para levar a guitarra portuguesa cada vez mais longe, para falar de Portugal mais longe. Este ano chegámos à Indonésia, que era uma coisa impensável”, repara.

Aveiro será, assim, apenas um dos pontos de paragem daquela que foi a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado a nível mundial - tendo já sido distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”. “Antes de ir a Aveiro, vou tocar em Lisboa. E já tenho concertos agendados no Canadá, França e ainda há a possibilidade de ir ao México”, revela, notando que a ideia é “tentar continuar a conquistar o mundo através da guitarra portuguesa”. “Há um mundo inteiro para desbravar”, frisa a guitarrista que tem sido bastante aclamada além-fronteiras. “Este instrumento é mágico, toca nas pessoas de uma forma especial”, nota.

No palco do Teatro Aveirense, Marta Pereira da Costa irá estar acompanhada do pianista Ruben Alves. O concerto, agendado para as 21h30, terá a duração de 75 minutos e os bilhetes estão à venda por 10 euros.

 

Glicínias Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.