AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Fantasporto distingue filme produzido pelo Cine Clube de Avanca

Artes

 

“Criadores de Ídolos”, realizado por Luís Diogo e produzido pelo Cine Clube de Avanca e pela Filmógrafo, acaba de ser distinguido com o Prémio de Melhor Filme Português no 45º Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto.

Prometendo cativar o público com uma narrativa envolvente e atual, este filme destaca-se pelo seu olhar crítico sobre a fama, a influência mediática e os mecanismos por trás da construção de ídolos na sociedade contemporânea.

Rodado na Trofa, e em parte também em Castelo Branco, este filme revela uma jovem atriz, Rafaela Sá, que protagoniza o filme com os prestigiados atores José Fidalgo, Ricardo Carriço, Oceana Basílio e Virgílio Castelo.

No filme, Rafaela Sá é a Sofia que descobre que o pai (José Fidalgo) e o avô (Ricardo Carriço) pertencem à “Ordem dos Criadores de Ídolos”. Essa Ordem planeou e executou as mortes de Sócrates, John F. Kennedy, Elvis, Marylin Monroe, e muitos outros para os transformarem em Ídolos. Acreditam que os ídolos são necessários para inspirar os jovens e para promover valores nobres numa sociedade, cada vez mais repleta de ideias e pessoas fúteis. A sua morte é a única forma de imortalizar os mais nobres de entre eles. Contudo, até hoje, apenas os homens, filhos de elementos da Ordem, podiam integrar a Ordem. Agora, pela primeira vez, decidiram dar oportunidade a uma mulher. Se Sofia quer ser a primeira mulher a integrar a Ordem, deverá planear a morte de uma celebridade e transformá-la num ídolo. 

Com argumento e realização de Luís Diogo, esta é a sua quarta longa-metragem como realizador, num percurso marcado por prémios em festivais de cinema em todos os continentes. A presente distinção no Fantasporto, é o 78º prémio atribuído aos filmes realizador por Luís Diogo.

Todas as suas longas metragens anteriores foram concretizadas no contexto de produção do Cine Clube de Avanca e Filmógrafo.

“Criadores de Ídolos” foi apoiado pelo Município da Trofa, onde decorreu a maior parte das filmagens, mas também pelo Município de Castelo Branco e pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Fantasporto 2025 reuniu o melhor do cinema de fantasia, terror e ficção científica, num ano marcado por uma presença muito forte do Japão e do cinema da Ásia.

Feira de marco Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.