Vila do Milho ou Lagoa de Grou, Esteiro dos Minhotos ou Villa Iliavo: são nomes de lugares ilhavenses. É provável que os conheça, que conheça quem viva neles ou que até more neles enquanto nos lê. São topónimos referentes a Ílhavo, que é como quem diz, os nomes que ligam os lugares à sua história, à sua origem e à identidade do território em que são inseridos. Faz por isso sentido que seja esta a introdução a mais um Olhar por Dentro, uma iniciativa mensal do 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, com a Talkie Walkie, que propõe um olhar, que é uma reflexão, diferente para Ílhavo.
Este sábado, a partir das 10h30, é Saul António Gomes quem comanda a visita, que se divide por sete lugares diferentes. O historiador leiriense, cujo trabalho passa muito por estudar a toponímia de diversos lugares por todo o país, conhecia os nomes, sabe a história, só não sabia onde se localizavam, nem como se pareciam. Foi a partir do convite para esta visita, e com a colaboração do Centro de Documentação de Ílhavo, que pôde juntar agora o nome à “cara” do lugar.
Em Ílhavo, é comum dizer-se com naturalidade que se é “da Lagoa”, “da Medela”, “da Ermida ou “de Alqueidão”. Mas sabemos o que quer isto dizer? O que estará por trás destes nomes e por descobrir nestes lugares? É o que vai descobrir-se fazendo este percurso de 150 minutos, com transporte assegurado pelo 23 Milhas, e todo o conhecimento de Saul António Gomes.
Circuitos que surpreendem
Estes percursos a partir da arquitetura e da história de Ílhavo completaram três anos no mês de janeiro e desafiam, todos os meses, profissionais de várias áreas a pensar e percorrer Ílhavo. Circuitos que têm estado, por norma, esgotados, e que surpreendem sempre locais e visitantes. A última edição foi orientada pela dupla de arquitetos M2.Senos.
A próxima viagem está, então, marcada para sábado, às 10h30, com ponto de encontro na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou na bilheteira online da BOL. Mais informações em www.23milhas.pt