O GrETUA estreia no próximo dia 10 de maio a sua nova produção original “recorder”, criada no âmbito do Curso de Formação Teatral 2024-2025. Esta peça resulta da abordagem de três encenadores diferentes — Maria Soares, João Garcia Neto e João Tarrafa — ao mesmo texto, escrito por David Calão, e estará em cena até ao dia 18 de maio.
O elenco conta com as interpretações de Daniela Lopes, Diogo Figueiredo, Inês Hermenegildo e Ana Inês Conde, todos formandos do curso, que partem do gesto de gravar uma história para explorar temas como a memória, a imaginação e os objetos que usamos para recordar. Cada encenador oferece uma leitura distinta do texto, incorporando linguagens que passam pelo movimento, pelo cinema e pelo teatro, resultando num espetáculo que se desdobra em marcas autorais e formas expressivas diversas.
“recorder” é uma produção que envolve um vasto coletivo de pessoas empenhadas em diferentes áreas, desde a produção à cenografia, à conceção e execução de figurinos, passando pela técnica e pela comunicação — um verdadeiro trabalho de equipa que marca a identidade do grupo GrETUA.
A sinopse da peça sublinha que o registo — seja ele uma fotografia, um filme ou uma gravação sonora — promete sempre um regresso que nunca se cumpre integralmente. O gravador permite capturar um momento, mas revela sobretudo a sua fragilidade, o seu caráter transitório, o seu fantasma. Na peça, três amigos reúnem-se em torno de um gravador para se gravarem, enfrentando a dificuldade de repetir um gesto que só surge naturalmente. No ciclo de tentativa e erro, para além da promessa do regresso, encontra-se também a potência do inesperado.
Os interessados em assistir ao espetáculo podem garantir lugar através deste link para reservas.