André Braga e Cláudia Figueiredo estão de regresso a Aveiro, agora para apresentar uma nova criação. Os fundadores da Circolando, preparam-se para apresentar aos aveirenses “OU”. Um espetáculo que estreou no passado dia 25 de abril, no âmbito da programação do DDD – Festival Dias da Dança, e que conta com a cocriação do coreógrafo e bailarino moçambicano Panaibra Canda. Esta sexta-feira, pelas 21h30, vai subir ao palco do Teatro Aveirense (TA).
“OU” parte da vontade de criar a partir de uma paisagem concreta: Inhambane, terra de memórias familiares e coloniais, onde o passado se mistura com as reverberações do presente. É neste lugar — simbólico e real — que a obra se ancora, convocando vozes silenciadas e histórias espectrais que exigem visibilidade, refere a sinopse do espetáculo.
Com uma linguagem fortemente transdisciplinar, “OU” entrelaça dança, vídeo, som e palavra num tecido sensorial que convida à escuta e à imaginação. A proposta é um convite a pensar a História por outras vias — através da ficção, da fabulação, da presença fantasmagórica como forma de justiça e memória. Aqui, o corpo não apenas dança: ele fala, recorda, resiste, sonha.
Os bilhetes para a sessão de Aveiro estão à venda online e na bilheteira do TA (5 euros).