O primeiro espetáculo aberto ao público em geral – o programa de quinta-feira e a manhã e tarde de sexta-feira são reservadas às escolas e grupos – está marcado para as 21h00 de sexta-feira, na Fábrica das Ideias. “O triunfo da palavra”, espetáculo sobre alguns dos mais célebres oradores políticos do século XX que foram ditadores implacáveis e não pouparam opositores, abre a programação geral do festival Palheta – Robertos e Marionetas, que este fim de semana garante uma boa dose animação na cidade da Gafanha da Nazaré.
A programação inclui espetáculos, formação, animações de rua, exposições, conversas e oficinas de criação, estendendo-se até domingo, 8 de março – o encerramento estará a cargo da companhia espanhola Ángeles de Trapo, com o espetáculo Viajeros del carrusel (domingo, às 17h30). Este ano, a programação volta a reservar lugar de destaque a um espetáculo comunitário. Contraventos é a produção que tomará conta das ruas da Gafanha da Nazaré, na tarde de domingo (15h30) e que conta com a participação ativa da comunidade local.
Referência, ainda, para a incursão do Palheta nos estabelecimentos comerciais daquela cidade. À semelhança do ano passado, será promovido um percurso artístico pelos vários estabelecimentos comerciais da Gafanha da Nazaré para trabalhar a identidade de um local que está fortemente ligado, desde sempre, às marionetas. O percurso é orientado por Vera Alvelos e acontece no sábado, pelas 11h00.
O festival, organizado pelo 23 Milhas, também passa pela Casa da Música, Escola Secundária e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré. É na escola que irá decorrer, na noite de sexta (22h30) e no final de tarde de sábado (18h30), a apresentação de L’Après-midi D’un Foehn, da Compagnie Non Nova.
Fanfarra Káustica em concerto
Outro dos momentos altos do programa acontece na noite de sábado (22h00), na Fábrica das Ideias. A Fanfarra Káustika une esforços à Radar 360º e apresentará um espetáculo único.
Os bilhetes para os espetáculos estão à venda nos locais habituais e custam entre 3 e 8 euros. O percurso pelo comércio local, a exposição de robertos e marionetas, os espetáculos de teatro Dom Roberto (por Valdevinos e Mãozorra) e o espetáculo comunitário são gratuitos.