O GrETUA liga-se, via Skype, a artistas e outros profissionais da cultura para conversar sobre o seu trabalho, a sua interrupção e a forma como veem e vivem este período de isolamento. Diariamente no Facebook, Youtube, iTunes, Spotify e restantes plataformas, apresenta o podcast “Da Gruta”.
São conversas sobre o trabalho de cada um dos convidados, as suas ideias e, inevitavelmente, sobre o impacto desta nova realidade nos seus planos, nas suas expectativas e na sua visão do mundo.
Com Luís Sousa Ferreira, Vítor Butuc, Susie Filipe, Raquel André, Rui Paixão, Teresa Coutinho e José Roberto como primeiros convidados, “Da Gruta” procura refletir “sobre um tempo que parece insondável e, sobretudo, passá-lo”.
Convidados da primeira semana
Luís Sousa Ferreira foi o primeiro convidado “Da Gruta”. Designer de formação, director do 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo e criador do festival Bons Sons, cuja direção artística assumiu até 2019, conversou com o GrETUA sobre o seu percurso, a forma como vê a cultura, entre mais.
Seguiu-se Raquel André. Mais do que uma actriz ou performer, a Raquel é uma pensadora surpreendente. Está agora à frente do projeto Quarentena, um festival em livestream que reúne dezenas de artistas nacionais e internacionais.
Vítor Butuc é o terceiro convidado. Começou por ser baterista mas cedo percebeu que tinha que ser muitas outras coisas, porque um músico em Portugal precisa de tocar vários instrumentos. Butuc tornou-se, assim, produtor, programador, manager e mais um sem fim de coisas.
A quarta emissão tem como convidada Teresa Coutinho. Atriz, encenadora, dramaturga, poeta e mais umas tantas coisas, organiza as sessões de leitura de poesia Clube dos Poetas Vivos do Teatro Nacional Dona Maria I e Casa Fernando PessoaI. A quarentena interrompeu-lhe um processo de criação e devolveu a disponibilidade do seu número de telefone aos seus amigos e familiares.