Perante a pandemia da Covid-19, com todos planos para visitas a lugares e exposições cancelados, o artista plástico Diogo Landô e a Galeria Nuno Sacramento, de Ílhavo, decidiram brindar o público com uma exposição virtual. “Eros” é título desta mostra que “explora a beleza do corpo humano e o encanto de personagens mitológicas e bíblicas”. “Coloca-as através de uma lente Noir num cenário de sonho e finaliza tudo com apontamentos de ouro”, anuncia a galeria de arte ilhavense, a propósito da mostra que é apresentada através da internet.
Diogo Landô é um artista visual, com um trabalho assente no digital e na foto-manipulação. A sua obra reflete uma variedade de influências e técnicas, talvez devido à sua formação abranger vários campos artísticos, visto que estudou Arte e Comunicação (Design/Cinema/Fotografia) e licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior Artística do Porto, além de ter frequentado a Escola de Jazz do Porto.
Durante vários anos estabeleceu-se como ilustrador e designer, criando “artwork” para bandas, festivais, comics e, sobretudo, publicações literárias, tendo dezenas de livros publicados com autores de todo o mundo e onde se encontram alguns títulos “best seller”.
Manteve em simultâneo uma produção artística de cariz pessoal e privado, que lhe permitiu experimentar vários meios e técnicas e encontrar uma linguagem mais própria, que o leva a apostar na sua actividade artística e dar, assim, início a uma nova carreira.
A sua estética funde vários meios como a fotografia, a colagem, a pintura e o design gráfico, tomando uma linguagem bastante própria, onde se podem percepcionar novas formas e camadas a cada olhar.
No “top ten” da Artnet
Em 2019, o artista começou a ser representado pela Nuno Sacramento Arte Contemporânea, com quem, numa curadoria partilhada, desenvolve uma série de obras que viriam a resultar na exposição “Secret Garden” (NH Design Gallery, Novembro de 2019, Porto).
No seu primeiro ano, o Diogo Landô conseguiu expor em vários locais de referência em Portugal (NH Design Gallery, Galeria Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Museu da Guarda, SIAC, entre outras), mas também no estrangeiro (55 Bellechase Galerie, Aeon Gallery, Basel Frame). Foi recentemente indicado como um dos 10 artistas da semana pela Artnet.