A edição 21 dos Festivais de Outono, de 26 de outubro a 28 de novembro, organizados pela Universidade de Aveiro (UA), será subordinada ao tema Juventude e Tecnologia. Embora estes temas tenham estado implícitos em todas as edições, em 2025 os Festivais assumem-nos de forma mais explícita, em concreto: o papel da música entre os jovens, das tecnologias na criação artística e enquanto facilitadoras de uma participação mais inclusiva da comunidade.
Os Festivais de Outono procuram afirmar-se como espaço de reflexão e experimentação artística, e ser, ao longo de um mês, um espaço de diálogo. Pedro Rodrigues, professor da UA e diretor artísticos dos Festivais, especificou os temas no texto de apresentação desta edição: “O papel da música no seio das novas gerações, bem como as tipologias de intervenção da tecnologia em contextos artísticos enquanto possibilitadora de novas formas de expansão criativa e participação, inclusiva e enriquecedora de toda a comunidade”.
A programação e as atividades agendadas mostram uma programação eclética e alargada. Para esta edição, refere o diretor artístico, “construímos uma rede de colaboração com instituições de ensino artístico da região (Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Banda Amizade, Conservatório de Música e Artes do Dão, e a própria Universidade de Aveiro) para, assim, oferecer um espaço único de divulgação e valorização de jovens intérpretes”. Em evidência no programa vão estar os "Concertos para Famílias" que, nas edições anteriores, “tanto sucesso fizeram junto do público mais jovem”, salienta Pedro Rodrigues.
O professor e diretor artístico salienta a pluralidade estética patente no programa que tanto inclui Surma, como Martín Sued e a Orquestra Assintomática (nomeados para os Latin Grammys de 2025) ou Daniel Bernardes (Prémio SPA Autores 2025). Mas também inclui, como primeiro momento musical, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a solista Laura Peres (1o Prémio - Prémio Jovens Músicos 2024), sob a direção do Maestro Jan Wierzba, ou o concerto de encerramento que alia Henrique Portovedo à Orquestra Filarmonia das Beiras e à Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade sob a direção do Maestro Luís Carvalho.
Mais informações e ingressos para cada um dos concertos já disponíveis através da Bilheteira Online (BOL) e da ligação: https://www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono.