Percursos Cruzados dá voz às diferentes gerações através da fotografia

 

 

 

Não se espante se durante as próximas semanas virem pelo concelho de Oliveira de Azeméis pessoas de máquinas analógicas na mão e de olhar intrigado a capturar de forma crítica o melhor ângulo do património cultural. Para celebrar o 37.º aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, o projeto “Percursos Cruzados”, que tem como objetivo cruzar gerações, conhecimentos e eternizar memórias e tradições, convidou um grupo de cinco seniores e cinco jovens para iniciar um debate sobre potencialidades e fraquezas do património cultural do concelho. Para promover esta discussão, está a ser utilizado o método Photovoice, uma técnica fotográfica específica, desenvolvida nos anos 90, em que os participantes capturam as suas realidades quotidianas sob a forma de fotografias, que são posteriormente devidamente analisadas e discutidas.

 

Para iniciar o processo, que se estenderá durante cerca de um mês, decorreu, na Loja Ponto JA, a primeira atividade da ação, que serviu para que os participantes se conhecessem e para os introduzir à técnica. O intuito deste Photovoice, em específico, é fomentar no grupo um olhar crítico sobre o património cultural, propondo a representação fotográfica dos elementos que os participantes consideram mais importantes, valiosos e interessantes no concelho e que podem contribuir para o desenvolvimento do seu turismo. Para tal, serão convidados a pensar a sua cidade, assim como as suas fraquezas e potencialidades. Pretende-se, através do diálogo intergeracional e do conhecimento de cada participante, que sejam colocadas em cima da mesa ideias sobre o que poderia ser feito para potenciar os aspetos positivos, mas também para melhorar os aspetos menos positivos e, sobretudo, promover a mudança e encorajar a resolução das problemáticas relacionadas com o Património Oliveirense.

 

Ao longo de 10 dias os participantes irão deambular pelo concelho e fotografar o que para eles é o património oliveirense mais rico e, após a recolha fotográfica, irão reunir novamente com a Incentivo Positivo para escolherem, em conjunto, as melhores fotografias e os seus significados. O processo irá culminar com uma exposição aberta a toda a comunidade, numa data e local ainda a definir.

 

O projeto “Percursos Cruzados”, que iniciou em novembro de 2020, é organizado pela associação juvenil Incentivo Positivo, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a Foto Nogueirense e a Universidade Sénior, sendo co-financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade.

 

 

* Créditos da fotografia: Gonçalo Monte

Partilhar

Post a Comment