
Centro Hospitalar do Baixo Vouga empenhado na luta contra o tabaco
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) aproveitou o Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, para relançar o projeto “Hospital Sem Tabaco” – que havia ficado suspenso por causa da pandemia.
Para assinalar o empenho do centro hospitalar nesta causa, foi promovido um “Café Sem Tabaco”, seguido da inauguração do Jardim Sustentável, no Hospital de Aveiro.
O Jardim Sustentável arrancou com uma campanha antitabágica, relançando, desta forma a decisão, assumida pelo conselho de administração, de que a partir de 1 de janeiro de 2020 não seria permitido fumar nas instalações (interiores e exteriores) dos três hospitais (Aveiro, Águeda e Estarreja).
O compromisso assumido passa por promover um ambiente livre de tabaco. “Cada funcionário deve sensibilizar os utentes e visitantes que estão num hospital sem tabaco”, destacou a pneumologista Lilia Andrade, assinalando que será também dado apoio, e incentivo, a todos os colaboradores que queiram deixar de fumar.
Metade dos fumadores morre devido ao vício. O CHBV quer ajudar a reverter esta tendência, colocando os seus colaboradores a servir de exemplo.