
Câmara Municipal de Águeda incentiva a prática de orientação
A orientação é uma prática desportiva que pode ser executada de forma individual ou em grupo, e que tem como objetivo a realização de um percurso que inclui “pontos de controlo” de passagem obrigatória. Em parceria com o Clube de Atividades da Bairrada – CAB, a Câmara Municipal de Águeda está a promover a prática desta atividade junto da comunidade educativa.
O projeto chama-se “Orienta-te por Águeda” e está a ser implementado e dinamizado pelo CAB e pela Câmara Municipal, incluindo-se na estratégia definida no Plano Municipal de Desporto, com o objetivo de aumentar o número de desportistas do concelho, aos níveis federativo, amador ou recreativo. Pretende-se “aumentar a consciência da população para os benefícios do desporto enquanto elemento-chave para a saúde, bem-estar e qualidade de vida”, afirmou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Está neste momento em ação nas Escolas Secundárias Adolfo Portela (ESAP) e Marques de Castilho (ESMC), e será também brevemente divulgado à comunidade escolar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).
Em algumas das atividades já dinamizadas, os alunos recorreram à utilização da aplicação móvel desenvolvida para o efeito – app Navitabi, que é de acesso gratuito e que permite ao utilizador consultar vários mapas de diversas regiões do país, nomeadamente, o mapa urbano da cidade de Águeda, e assim realizar o percurso da prova.
A App permite ainda monitorizar e acompanhar os participantes durante a realização do percurso, de modo a garantir a segurança dos mesmos. São emitidos sinais sonoros aquando da passagem por cada ponto de controlo e, no final do percurso, são apresentados os tempos parciais e total de atividade.
Até ao final do ano letivo estão programadas várias sessões teóricas e práticas sobre esta modalidade, que irão incluir, além da ESAP e da ESMC, os alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, de Fermentelos.