AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Festival TAN TAN TANN prestes a iniciar a sua sexta edição

Artes

O nome do festival até pode soar a bizarro à primeira audição - TAN TAN TANN - mas há razões de peso que justificam esta denominação: neste evento, a arte ancestral da tanoaria funde-se com a arte contemporânea tanoeiro. O Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas está prestes a iniciar a sua sexta edição, algo que acontecerá já nos próximos dias 17 e 18 de junho, na Tanoaria Josafer, em Esmoriz. A iniciativa é promovida pela Câmara de Ovar e a Imaginar do Gigante, com o apoio da Tanoaria Josafer.

O projecto TAN TAN TANN une públicos em torno de um evento transdisciplinar, onde a arte da Tanoaria se funde com a arte contemporânea. A missão passa por devolver um lugar ancestral à comunidade a partir das práticas artísticas. Um potencial catalisador de novos meios de turismo e fixação das populações. Há também um desígnio copioso: o de tentar envolver a cidade e aproximar a sua comunidade residente, despertando e estimulando por via do festival um sentido de pertença quer às artes, quer ao seu património.

No domínio da programação (em dose dupla para cada um dos dois dias), o dia 17 de junho, sexta-feira, reserva a presença da companhia El Patio Teatro, de Logroño, Espanha. A estrutura apresenta-se neste encontro artístico com a peça Conservando Memoria, uma incursão que se caracteriza por uma viagem imersa em recordações da vida dos avós e do desejo de guardar e preservar as memórias dos ascendentes, mesmo que estejam vivos ainda. E mesmo que as suas vidas nada tenham de extraordinário, o que só por si e precisamente já é extraordinário. Tem início às 21h30.

A.Ves, por seu turno, propõe para o final dessa mesma noite uma performance que tem como horizonte o domínio do onírico: O Sonho Que Não Se Pode Quebrar e Não Se Pode Quebrar e Não Se Pode, assim mesmo com este título e baseado na obra “The Dream”, de Henri Rousseau, bem como em “Sestina for the Douanier”, de Sylvia Plath e com recurso a Salva officinalis se faz paulatinamente um tributo obreiro aos lugares.

No sábado, dia 18 de junho, às 21h30, A Alma D’Arame, companhia sediada em Montemor-o-Novo, será portadora do trabalho King Kong – Quem é o Monstro? Uma sugestão em registo de teatro de marionetas que através de uma metáfora aborda a tomada de poder do homem sobre a natureza, bem como resultado disso mesmo. É a natureza retratada no masculino, de forma selvagem, devastadora e inadaptável! O humano civilizado defende o lucro. O humano selvagem mantém o equilíbrio com sacrifício de virgens.

O catalão Arnau Obiols, performer e músico, encerra a noite de sábado do TAN TAN TANN numa abordagem de sons cuja inspiração é matizada pela música tradicional dos Pirinéus Catalães convertida para o ambiente mais contemporâneo. Uma toada de diapasão que casa o primitivo com a arte moderna.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.