AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Manuel Almeida Santos: um empresário que gosta de grandes desafios

Negócios

Nascido na Venezuela, veio para Portugal ainda bebé e cedo se iniciou no mundo da hotelaria. Tinha exatamente 16 anos quando a sua família abriu um restaurante na praia da Barra, junto ao Farol, depois de uma larga experiência a gerir padarias. “Ganhei o bichinho pela restauração e passado algum tempo o meu pai cedeu-me 25% da sociedade”, lembra, especificando que teve de pagar essa quota. “É assim que se ensinam os filhos”, testemunha. Estava, assim, iniciada uma relação que ficou para a vida a toda. Manuel Almeida Santos é um homem dos restaurantes, um empresário que gosta de grandes desafios.

Aos 43 anos, acaba de abraçar o maior de todos: deu nova vida ao Restaurante Clube de Vela, na Costa Nova. O espaço foi profundamente requalificado e exibe, agora, uma decoração moderna e um conforto ímpar – o projeto esteve a cargo do arquiteto José Ferreira. Com vistas para a ria e para o céu, o “novo” Restaurante Clube de Vela acaba de abrir portas ao público, faltando apenas ultimar a parte da esplanada.

“É a concretização de um sonho já com 20 anos”, conta, lembrando tempos da juventude. “Quando ia comprar peixe para um outro restaurante que tive, a primeira pessoa a chegar ao mercado, em Aveiro, era o sr. Fonseca, dono do Clube de Vela. A segunda pessoa, ou era eu ou o Sr. Adriano, da Praia do Tubarão. E eu, na brincadeira, dizia ao senhor Fonseca: ‘um dia vou ser dono do Clube de Vela’”, recorda. “Começou por ser uma brincadeira mas depois passou a ser um sonho a concretizar”, acrescenta.

Manuel Almeida Santos consegue concretizar o seu sonho já depois de ter estado à frente de casas como a Arte Xávega (Vagueira) Canastra do Fidalgo (Costa Nova), D. Coutinho (Ílhavo), Fusões (Aveiro), Bacalhau&Afins (Aveiro), entre outras. Diferentes espaços, diferentes conceitos, mas com um ponto em comum: “todas as casas que adquiri estavam em baixo, em dificuldades ou fechadas”. No fundo, gosta de “sentir o desafio de pegar nessas casas e pô-las a trabalhar”, confessa. “É verdade que isso me envelhece, é difícil criar equipas, os clientes são cada vez mais informados, mas gosto dessa adrenalina, desse desafio”, acrescenta.

Assim foi até aqui. “Agora, é diferente”, assevera. “Este é para ficar porque é o sonho de uma vida, foi um investimento muito elevado e é um regresso à minha praia”, testemunha. “Arrependi-me muito de vender a Canastra do Fidalgo, esta praia deixou-me saudades”, acrescenta.

Os restaurantes são o seu mundo

Manuel Almeida Santos ainda chegou experimentar outras áreas de negócio, nomeadamente na área dos vinhos e venda de produtos alimentares, e avalia a experiência como positiva. “Serviu para demonstrar que não sou só dependente da hotelaria e consigo fazer outras coisas”, testemunha.

Não depende dos restaurantes, mas gosta de viver de e para eles. De tal forma que não se imagina a ter outra vida. Não obstante as exigências do ofício, os horários difíceis e inexistência de folgas, é neste mundo que se sente bem.

Nos poucos tempos livres que vai tendo, adora “andar de mota”, estar com as filhas (uma com 18 anos e outra com 12 anos), com a companheira, os pais e os irmãos. A família é o seu pilar e é também a sua prioridade, assevera.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.