
Albergaria-a-Velha lança livro sobre a sua história económica e social
No próximo dia 19 de junho, e no âmbito das comemorações do centenário da Alba, o município de Albergaria-a-Velha irá lançar, em apresentação oficial na Biblioteca Municipal, o livro “O Mundo é um Moinho – História Económica e Social de Albergaria-a-Velha no Século XX”, de Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira.
O livro parte de um arquivo completo das fichas de todos os trabalhadores da Alba, uma das principais metalúrgicas portuguesas. São perto de 4000 as fichas com informações detalhadas sobre empregados da metalúrgica. Dizem quem lá trabalhou, quando foi admitido, qual o seu nível de escolaridade, a sua origem, e várias outras informações pessoais sobre cada um daqueles trabalhadores.
As investigadoras Raquel Varela e Luísa Barbosa Pereira conseguiram, graças a este arquivo completo e organizado, e à colaboração dos técnicos do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que disponibilizaram fotografias, depoimentos e documentação variada para a investigação, traçar um panorama histórico de 100 anos sobre o mundo do trabalho na Alba, que nos faz recuar no tempo e imaginar ao pormenor, como tudo se processava.
Este livro trará a público estas e outras informações que são representativas da realidade histórica global de Portugal e das ex-colónias, com foco também na história económica e social de Albergaria-a-Velha durante o século XX, onde se localizavam várias indústrias de renome em Portugal e no mundo.
A lotação do espaço é limitada, pelo que é obrigatório fazer a marcação prévia através do endereço biblioteca@cm-albergaria.pt.
Encontra-se a decorrer também a exposição comemorativa dos 100 anos da Alba, “Uma História Global”, que foi inaugurada na tarde de 5 de junho e que estará patente até 31 de dezembro, na Biblioteca Municipal.
Créditos de imagem: página de Facebook do Município de Albergaria-a-Velha