
Ílhavo quer levar mais crianças e jovens para o mundo da vela
O programa “Vela para Todos” soltou amarras, esta segunda-feira, em Ílhavo. O projeto tem como objetivo principal promover a aquisição de competências básicas para a prática da modalidade, de uma forma transversal, dos 7 aos 77 anos, com especial incidência na comunidade escolar, para crianças dos 7 aos 12 anos.
A Câmara Municipal de Ílhavo coloca à disposição do público escolar ações formativas devidamente reconhecidas e enquadradas nos planos de estudo (crianças dos 8 aos 12 anos) e uma outra componente para a população em geral, para jovens, adultos e seniores, a partir dos 13 anos.
O programa pretende levar mais crianças e jovens ao mundo da vela, numa aposta que irá passar pela ação dos clubes náuticos sediados no município. O arranque do projeto, apadrinhado pelo Clube de Vela da Costa Nova, que, este ano, celebra o seu 40.º aniversário, conta, nesta fase, com a participação de cerca de 200 alunos do 3.º ano do ensino básico. No início do próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Ílhavo espera contar com a participação de um número mais alargado de alunos.
Além disso, e aproveitando as inquestionáveis potencialidades oferecidas pela ria para a realização de desportos náuticos, o programa será alargado a cerca de 50 jovens e adultos que demonstrem interesse em ter uma experiência e um primeiro contacto com a prática da vela, através de aulas de aprendizagem e formação, repartidas por 10 sessões.
No entender do vereador dos pelouros da Educação e do Desporto da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, “depois de interrompido o primeiro passo dado em 2019, com o surgimento da crise pandémica no início de 2020, o ‘Vela para Todos’ tem condições para se consolidar, expandir e oferecer novas opções para a prática desportiva dos jovens, nomeadamente na vertente que liga o desporto à Ria, potenciando-se uma maior regularidade na prática da vela de forma muita ativa, contando com a parceria dos Agrupamentos de Escola e de todos os Clubes Náuticos do Município”.
O programa municipal “Vela para Todos” tem um investimento global de 66.265,00 euros e é financiado em 85% pelos Fundos Comunitários do Mar2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pesca, aprovado no âmbito da DLBC Região de Aveiro.