Parque Urbano de Anadia

Desporto e lazer para toda a família no novo parque urbano de Anadia

Parque Urbano de Anadia

 

O município de Anadia inaugurou ontem o novo parque urbano da cidade, um espaço polivalente, para uso coletivo e intergeracional, ideal para um passeio a pé ou de bicicleta, um piquenique em família ou para a prática desportiva ao ar livre nas mais variadas modalidades.

 

Para Maria Teresa Cardoso, o novo parque, que ocupa uma área de 8,5 hectares de terreno e está localizado junto à margem do rio da Serra, um dos principais cursos de água de Anadia, é “um sonho tornado realidade”. A presidente da câmara municipal acredita que o novo equipamento, que representou um investimento superior a 3 milhões de euros cofinanciados por fundos europeus, valoriza a entrada norte da cidade, vai, “sem dúvida, contribuir para melhorar a qualidade de vida de utilizadores de todas as idades” e será “um fator importante para a fixação de população no concelho”.

 

É essa também a expectativa de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que participou na cerimónia de inauguração do novo parque. A ministra elogiou aquele que considera ser “um dos projetos mais interessantes [dos últimos tempos] no âmbito da regeneração de espaços urbanos”, referindo que o mesmo “trouxe nova vida a todos quantos aqui moram e àqueles que possam vir a mudar-se para cá”.

 

“No último ano, aprendemos que não podemos viver sem estes espaços, sobretudo nas cidades. [É evidente] a importância dos espaços verdes para a nossa saúde mental e para a nossa qualidade de vida, assim como para o combate às alterações climáticas”, acrescentou Ana Abrunhosa.

 

 

O parque urbano de Anadia dispõe de grandes áreas verdes, arborizadas e ajardinadas, bem como espaços para a prática desportiva ao ar livre. Além de um recinto polivalente, que poderá acolher jogos de futsal, andebol ou basquetebol, há ainda três campos de padel e um de voleibol de praia. O complexo de minigolfe possui dois circuitos dos modelos Challenge Golf e Profy Golf, com 18 pistas cada, homologados pela federação mundial da modalidade, podendo, por essa razão, ser utilizado não só por entusiastas amadores, mas também por atletas profissionais e em competições oficiais.

 

Quem visitar o novo parque urbano de Anadia poderá contar com um moderno parque infantil, um parque de merendas com cafetaria, percursos pedonais que convidam a uma caminhada e uma ciclovia para quem preferir um passeio em duas rodas. As árvores ainda dão pouca sombra, mas o imponente jato de água do lago biológico promete ajudar a refrescar o recinto em dias de calor.

 

Finalmente, importa lembrar que o espaço dispõe de rede wifi, iluminação de tecnologia LED, um edifício de apoio com sanitários, uma praça central, com zonas de sombra e mobiliário urbano próprio, que poderá acolher a realização de vários eventos culturais ou desportivos, e serventia de parques de estacionamento para veículos ligeiros e autocarros.

 

 

*Fotos: Afonso Ré Lau

Partilhar

Post a Comment