Porto de Aveiro regista novo máximo de carga movimentada

 

 

O Porto de Aveiro alcançou um novo máximo. Nos primeiros cinco meses de 2021 foi registado um movimento de 2,3 milhões de toneladas de mercadoria, que constituem uma marca histórica para esta infraestrutura.

 

O anterior máximo datava do mesmo período no ano de 2019, e em comparação com 2020, até maio deste ano, foi registado um crescimento de 9,54% nas toneladas movimentadas, referente a todas as tipologias de carga, mas com destaque para a carga geral fracionada, com um aumento de 15% (780.220 toneladas), e para o segmento de granéis líquidos, com um aumento de 14,3%, com uma movimentação de 594.580 toneladas, e um total de 449 navios.

 

O último mês do período em análise, maio, registou um crescimento exponencial de 36,6% com um movimento de 461.144 toneladas face a maio de 2020, o que denuncia também a recuperação da indústria a nível nacional.

 

Os produtos químicos, metalúrgicos e agroalimentares foram as mercadorias que mais contribuíram para o registo destes valores e para o resultado alcançado. As estruturas e componentes para energia eólica, quase duplicaram a tonelagem movimentada, traduzindo a crescente importância do Porto de Aveiro para esta indústria.

Partilhar

Post a Comment